Por unanimidade, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) confirmou a cassação, na sessão desta segunda-feira, do prefeito eleito de Barra do Piraí, Maércio de Almeida (PMDB) e do vice, Norival Garcia da Silva Junior, o Dr. Júnior, (PV), por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.
Com a decisão, os mais de 70 mil eleitores do município vão retornar às urnas para eleger um novo prefeito. A data será anunciada pela presidente do tribunal, desembargadora Letícia Sardas, na sessão plenária marcada para a próxima segunda-feira. Ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília.
Desde o dia 4 de abril, Maércio de Almeida encontra-se destituído do cargo, que foi assumido interinamente pelo presidente da Câmara de Vereadores, Pastor Monteiro (PRB).
A nova eleição vai ser realizada porque os 29.177 votos recebidos pelo prefeito em 2012 equivalem a 53% dos votos válidos na eleição, que agora passam a ser considerados nulos. Sempre que uma decisão judicial anula mais de 50% dos votos válidos, a legislação obriga à realização de um novo pleito.
No caso de Barra do Piraí, a eleição suplementar pode entrar para a história política do estado do Rio de Janeiro como a primeira sob o comando de uma mulher, a desembargadora Letícia Sardas, atual presidente do TRE-RJ.
0 Comentários