O forte calor que está incomodando toda a cidade tem sido um transtorno para quem reside no bairro Vila Rica/Tiradentes, principalmente em razão da falta de água no bairro, que segundo os moradores tem sido constante nos últimos anos.
De acordo com a advogada Simone Ferreira Cancella, que mora no bairro, quase todos os dias há falta de água em sua casa e na dos seus vizinhos. Ela lembra que já é o terceiro ano consecutivo que ela comemora as festas de fim do ano sem água.
A advogada ressalva que, pelo Código de Defesa do Consumidor, todos têm direito a um abastecimento contínuo de água.
Quem também anda insatisfeita com o abastecimento de água no bairro é a dona de casa Regina Célia, que há 17 anos reside no local.
A dona de casa Ana Maria Vilela reclama que há três anos o abastecimento de água no bairro tem sido bem precário, independente do calor ou não.
- Durante a noite normalmente temos água, pois é o horário que chega e abastece a caixa d'água, mas já a partir das 10h não temos mais água. O que mais incomoda é na hora de lavar a roupa e fazer comida, por isso sou obrigada a me precaver colocando água em baldes ou vasilhas para durar mais um pouco, toda semana praticamente fico sem água, é muita falta de respeito com os moradores - reclama Ana Maria.
Posição do Saae
Para o diretor presidente do Saae, Paulo César de Souza, o que está ocorrendo no bairro Vila Rica e outros bairros próximos daquela região como Tiradentes, Recanto da Lagoa, Rio das Flores, Condado do Ipê e o Roma, é que o abastecimento é dividido entre estas localidades.
- Tanto o bairro Vila Rica quanto o Roma, Tiradentes e bairros próximos, têm o seu abastecimento prejudicado em razão da distância do ponto de abastecimento central. Por isso existem reservatórios secundários que ficam mais próximos dos bairros, para que a água seja distribuída sob a forma de revezamento no período de doze em doze horas, e como no calor o consumo aumenta, entra a questão do reservatório da caixa d'água insuficiente.
No caso do bairro Vila Rica as casas tem um reservatório menor, com caixa d'água de apenas 500 litros, sendo que o ideal seriam reservatórios de 1000 litros; por causa disso, as casas acabam ficando sem água durante o período em que o reservatório local é fechado para que o do outro bairro seja abastecido, causando essa falta de água constante - disse.
País poderá ter mais feriados em 2014 do que em anos anteriores
Brasília
Tradicionalmente, os brasileiros usufruem de nove feriados nacionais e de sete pontos facultativos por ano. Salvo quando algum desses dias cai no fim de semana. Mas o país poderá ter mais feriados este ano, por causa da Copa do Mundo, de 12 de junho a 13 de julho, com jogos em 11 capitais e no Distrito Federal.
Na fase inicial do torneio estão garantidos três jogos da Seleção Brasileira de Futebol em dias úteis: 12/6 (quinta-feira), 17/6 (terça-feira) e 23/6 (segunda-feira). Caso seja aplicada a Lei Geral da Copa e nossa seleção avance até a fase final da competição, serão mais quatro jogos, e teremos mais um jogo do Brasil em dia útil, já na fase semifinal, dia 8 ou 9 de julho.
Mas, enquanto não há definição, o calendário oficial do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que vigorou no ano passado para os servidores públicos federais e, de acordo com portaria do ministério, adaptado para 2014.
São feriados nacionais as seguintes datas:
1º de janeiro - Confraternização Universal (quarta-feira)
18 de abril - Paixão de Cristo (sexta-feira)
21 de abril - Tiradentes (segunda-feira)
1º de maio - Dia do Trabalho (quinta-feira)
7 de setembro - Dia da Independência (domingo)
12 de outubro - Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil (domingo)
2 de novembro - Dia de Finados (domingo)
15 de novembro - Proclamação da República (sábado)
25 de dezembro - Natal (quinta-feira)
São considerados pontos facultativos os dias:
3 de março - segunda-feira de Carnaval
4 de março - terça-feira de Carnaval
5 de março - Cinzas (até as 14h)
19 de junho - Corpus Christi (quinta-feira)
28 de outubro - Dia do Servidor Público (terça-feira)
24 de dezembro - véspera da Natal (a partir das 14h)
31 de dezembro - véspera de Ano-Novo (a partir das 14h)
0 Comentários