De 2004 pra cá, o Facebook já gastou um valor equiparável
ao do Produto Interno Bruto de Uganda só em aquisições. Foram mais de
US$ 22 bilhões que fizeram de Mark Zuckerberg e sua turma donos de quase
50 outras companhias.
A maior parte da verba ficou com os criadores do WhatsApp,
que levaram US$ 19 bilhões pra casa em troca do serviço de troca de
mensagens. Depois, bem longe, aparece a Oculus VR, criadora do Oculus
Rift, comprada por US$ 2 bilhões, e o Instagram, que saiu por US$ 1
bilhão.
Houve também aquisições de tecnologias, patentes e domínios - como o face.com, que custou "apenas" US$ 100 milhões.
Ao comparar os US$ 22 bilhões com a produção financeira de
países, é possível notar que, além da semelhança com Uganda, os US$ 22
bilhões do Facebook ainda ultrapassam os PIBs do Afeganistão (US$ 20,6
bi) e de Honduras (US$ 18,8 bi).
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