Há 38 anos morria o líder da Revolução Chinesa
Mao Tsé-Tung comandou o povo chinês durante uma revolução e chefiou o governo do país mais populoso do mundo, desde a fundação do regime, em 1949. Ele queria livrar a China da fome, das doenças e da ignorância. Mao Tsé-Tung é considerado junto com Lenin e Stalin, um dos mais importantes dirigentes do comunismo do século XX.Filho de camponeses, Mao foi estudar em Pequim e se envolveu no movimento democrático. De volta a cidade natal começou a organizar estudos da teoria marxista. Depois de participar do congresso de fundação do Partido Comunista, em 1921, em Xangai, foi considerado herético por sugerir que a revolução chinesa deveria se original no campo, e não ser liderada por operários da indústria. Mao passou a defender a construção de bases revolucionárias no campo, contra a opinião da maioria dos dirigentes.
Em 1935, Mao assumiu o controle do Partido Comunista Chinês. Com a fundação da República Popular da China, em 1949, Mao se tornou o presidente e secretário-geral do Partido Comunista Chinês, para livrar o país do atraso.
Para resolver o problema da industrialização da China, Mao implantou um ambicioso plano de desenvolvimento econômico chamado “ O Grande Salto para frente” - para transformar a China em um país industrializado em 10 anos. Mas o projeto fracassou. Mao, insatisfeito com os rumos do sistema que ele mesmo havia implementado e querendo que a China fugisse do modelo soviético de comunismo, lançou em agosto de 1966 a Revolução Cultural.
No dia 9 de Setembro de 1976, Mao Tsé-Tung morreu aos 83 anos. A morte do Grande Timoreiro, como também era chamado, abriu caminho para a ascensão do político Deng Xiaoping.
0 Comentários