Mudança visa melhorar e agilizar, ainda mais, o atendimento no HSJ
A diretora administrativa do Hospital São João Batista, Elizângela Aparecida da Silva de Laffitte Alves, explicou que ao chegar ao atendimento o paciente é acolhido e recepcionado, onde é feito o seu cadastro para que seja encaminhada a classificação de risco. “A Classificação de Risco é um processo dinâmico de identificação dos pacientes que necessitam de intervenção médica e de cuidados de enfermagem, de acordo com o potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento”, disse Elizângela.
O secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, contou que a mudança foi necessária para otimizar o atendimento aos pacientes. “Tivemos que tomar essa decisão para melhorar o atendimento. Essa ação vai aumentar, por exemplo, o espaço em leitos e liberar médicos para atenderem as emergências, que é o que preconiza o HSJB”, explicou o secretário.
Entenda a classificação de risco
A Classificação de Risco é feita como uma necessidade para organizar o fluxo de pacientes que procuram a urgência/ emergência, garantindo um atendimento melhor e mais humanizado para os pacientes que estão em situação de sofrimento agudo ou crônico de qualquer natureza.
A ordem de atendimento é determinada da seguinte forma:
VERMELHO significa emergência, o paciente será atendido imediatamente na sala de emergência;
AMARELO é urgência, e o paciente será atendido em até 60 minutos, com prioridade sobre os pacientes classificados como verde, no consultório ou leito da sala de observação;
VERDE, ou seja, sem risco de morte imediato, o paciente somente será atendido após todos os pacientes classificados como VERMELHO e AMARELO);
AZUL, são os pacientes com quadro crônico, sem sofrimento agudo ou caso social, e deverão ser preferencialmente encaminhado para atendimento em Unidade Básica de Saúde. E caso desejar, poderá ser atendido após todos os pacientes classificados como VERMELHO, AMARELO e VERDE.
0 Comentários