Rádio Acesa FM VR: 1ª Divisão do Exército realiza a Operação Membeca 2020

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

1ª Divisão do Exército realiza a Operação Membeca 2020

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: divulgação
A 1ª Divisão de Exército (1ª DE), Divisão Mascarenhas de Moraes, iniciou nesta quarta-feira, 21 de outubro, a tradicional Operação Membeca, exercício de adestramento avançado realizado no Campo de Instrução da AMAN, com a participação do Grupamento de Unidades Escola/9ª Brigada Infantaria Motorizada, da Artilharia Divisionária da 1ª DE e das Organizações Militares Diretamente Subordinadas a este Grande Comando Operacional. Por conta da adequação de calendário imposta pela pandemia da COVID-19, a 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha (4ª Bda Inf L Mth) não participa do adestramento no terreno, porém esteve presente no Exercício de Simulação Construtiva da 1ª DE, realizado como preparação para a Operação Membeca, no Centro de Adestramento Leste.

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: divulgação

A Operação foi concebida num quadro hipotético de defesa da pátria, no amplo espectro, com operações ofensivas, operações defensivas e operações contra forças irregulares. 

O início do Exercício foi caracterizado pelo apronto operacional, descentralizado, das Organizações Militares. O tiro das armas coletivas das peças de manobra da 9ª Bda Inf Mtz e o tiro da Artilharia Divisionária, previstos para a ação final do exercício, serão oportunidades ímpar de adestramento para as respectivas guarnições.

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: divulgação

Participarão, também, do tiro de artilharia, sob a coordenação da AD/1, o 4° Grupo de Artilharia de Campanha Leve, o 8º Grupo de Artilharia de Campanha Pára-quedista e o 31º Grupo de Artilharia de Campanha (Escola), além dos três grupos orgânicos da AD/1, o 11º Grupo de Artilharia de Campanha, o 14º Grupo de Artilharia de Campanha e o 21º Grupo de Artilharia de Campanha.

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: divulgação

A Operação Membeca é um exercício militar de grande envergadura, caracterizado pela elevada mobilização de meios materiais e pessoais. Este ano, serão consumidas 23. 891 etapas de alimentação, 108.276 litros de combustível, 20.457 tiros de diferentes calibres, e serão empregados 3.159 militares em 505 viaturas operacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825