O cirurgião plástico Julian Gorini, da Clínica Gorini, explica que o ideal é raspar o cabelo porque isso facilita a extração e o implante dos folículos
![]() |
É necessário raspar o cabelo para realizar cirurgia de transplante capilar? / Foto: divulgação |
“A raspagem é uma das etapas do procedimento de transplante capilar. No caso da técnica fio a fio, a gente consegue identificar os diversos tipos de folículos da área doadora para serem implantados na área receptora”, afirma o cirurgião. De acordo com ele, quando o paciente vai para o centro cirúrgico com a cabeça raspada, isso garante maior precisão. “A raspagem é simples, mas, mesmo assim, recomenda-se realizar na própria clínica onde será feita a cirurgia, até para não machucar a área doadora e não prejudicar a eficácia do procedimento”, observa o médico.
O especialista aponta que a raspagem da cabeça é realizada pelo próprio cirurgião, minutos antes do procedimento. Após a cirurgia, o paciente pode realizar uma manutenção do cabelo com um especialista hair stylist que atende na própria clínica. Gorini aponta ainda que podem existir alguns casos em que a cirurgia é realizada sem precisar raspar o cabelo, mas essa é uma decisão que deve ser tomada em conjunto entre paciente e médico, levando em conta as características do procedimento e do próprio cabelo.
“Quando o transplante capilar é realizado em áreas menores, dependendo de qual for a área ou através da técnica do fio longo, indicada para essas regiões menores, é possível evitar a raspagem, mas isso só será possível dizer após uma consulta diagnóstica. Um exemplo disso é quando o transplante capilar é realizado em mulheres. Ou, então, quando se raspa a área doadora e não precisa raspar a região superior da cabeça, onde está a calvície. Nesses casos, iremos avaliar o contexto da paciente, além das questões técnicas”, explica Gorini.
Clínica Gorini
A Clínica Gorini oferece procedimentos estéticos em busca de saúde e bem-estar há mais de 15 anos. Entre os procedimentos cirúrgicos estão face lifting, blefaroplastia, transplante capilar, otoplastia, mastopexia, prótese de mama, lipoescultura HD, abdominoplastia e renuvion para retração pele. Já os não cirúrgicos são diversos laseres, toxina botulínica, fios de PDO e preenchedores. Além do centro cirúrgico moderno, onde são realizados os procedimentos, outros serviços também são ofertados, como Nutrologia, Spa Capilar, Clínica de Injetáveis (reposição de vitaminas) e tecnologias de fortalecimento muscular, como Emsculpt Neo, Emtone e Emsella. Enquanto esperam atendimento, os pacientes podem desfrutar de uma massagem relaxante, além de contar com serviço de motorista para pós-operatório, sem se preocupar com quem o transporte.
0 Comentários