Rádio Acesa FM VR: HISTÓRIA HOJE! Vitória faz hoje 463 anos de fundação

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

HISTÓRIA HOJE! Vitória faz hoje 463 anos de fundação

Vitória faz hoje 463 anos de fundação

Apresentação José Carlos Andrade


Há quatrocentos e sessenta e três anos era fundada na Ilha de Santo Antônio, a cidade de Vitória, capital do estado do Espírito Santo.Quando os colonizadores portugueses chegaram à região da atual Vitória, no século dezesseis, os índios goitacases, aimorés e tupiniquins disputavam a área.

O donatário da capitania do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho, fundou, em 1535, a atual cidade de Vila Velha, que passou a ser a capital. Devido aos constantes ataques de indígenas, franceses e holandeses os portugueses decidiram transferir a capital para a Ilha de Santo Antônio.

Lá, na Baía de Vitória, fundaram a Vila Nova do Espírito Santo no dia oito de setembro de 1551. Posteriormente, a cidade teve seu nome mudado para Vitória, em memória a uma grande batalha comandada pelo donatário Vasco Fernandes, contra os goitacases.

Até o século dezenove, os limites da capital capixaba eram o Forte de São João e o morro onde fica, atualmente a Santa Casa de Misericórdia, no bairro Vila Rubim. A cidade foi se expandindo nas partes altas, o que deu origem a diversas ruas estreitas. Na parte baixa, à beira mar, foram construídos vários fortes.

Em 24 de fevereiro de 1823 a vila de Vitória foi elevada a cidade, mas seu isolamento impedia o desenvolvimento. A partir de 1894, com o ciclo do café, foram realizados diversos aterros nas partes baixas da cidade, ampliando e modernizado a ilha.

Foram construídos diversos bairros e escadarias e o saneamento básico ampliado. Em 1841, surgiu o primeiro cais na capital e, em 1927 foi construída a ponte que liga a ilha ao continente e o porto se desenvolveu.

Em 1949 foram feitos mais aterros e construídas novas avenidas. Depois dessas mudanças, a cidade passou a ser o maior centro do Espírito Santo. Em 1970, o Porto de Vitória se tornou um dos mais importantes do país, e a capital se industrializou.

A modernização da ilha provocou o desaparecimento de quase todas as construções e vestígios que remetiam ao Brasil colônia e imperial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825