Rádio Acesa FM VR: VOLTA REDONDA, 10 DE SETEMBRO DE 2014. O DIA HOJE! Fundação do 1º Jornal do Brasil

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

VOLTA REDONDA, 10 DE SETEMBRO DE 2014. O DIA HOJE! Fundação do 1º Jornal do Brasil

<<>>


Nada como aprender com quem já sabe, só porem, nem tudo é aproveitável!


(Adriano Martins - 2014)
========================================================================
Quarta-feira, 10 de Setembro de 2014. Estação: Inverno. Dia seco


10 · Fundação do 1º Jornal do Brasil
10 . Dia de Valorização da Língua de Sinais comemoração de brasileiros que também é conhecida como "Dia Mundial de Valorização da Língua de Sinais", muito embora eu ainda não tenha encontrado qualquer referência de tal mobilização para outros países.
10 de Setembro, Fundação do Primeiro Jornal do Brasil
O primeiro jornal publicado no Brasil foi a Gazeta do Rio de Janeiro. A publicação surgiu em 10 de setembro de 1808, e era um tipo de imprensa oficial da família real portuguesa.
Antes da chegada da família real ao Brasil, a imprensa era uma atividade proibida no país. Assim, as poucas informações que chegavam até o Brasil eram apenas aquelas publicadas nos periódicos europeus.
A Gazeta surgiu, então, como um órgão oficial do governo português. O jornal era editado sob censura prévia e só veiculava notícias de interesse da corte real portuguesa.
A Gazeta tinha um objetivo doutrinário e de formação da opinião pública. O jornal era amplamente persuasivo e as informações eram manipuladas a favor da corte.
A censura imposta ao periódico só foi extinta no dia 2 de março de 1821. Um ano depois, em 1822, com a proclamação da Independência do Brasil, A Gazeta deixou de circular no país.
Por conta da fundação do primeiro jornal brasileiro, o Dia Nacional da Imprensa foi comemorado em 10 de setembro até 1999. Depois, no ano 2000, a comemoração foi mudada para o dia primeiro de julho graças a um projeto de lei do deputado Nelson Marchezan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825