Rádio Acesa FM VR: Câmara aprova projeto que considera deficiente quem tiver perda auditiva unilateral

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Câmara aprova projeto que considera deficiente quem tiver perda auditiva unilateral

Câmara aprova projeto (PL 1361/15) que inclui na lista de pessoas deficientes quem tiver perda auditiva unilateral. Atualmente a legislação só reconhece como deficiência auditiva a surdez bilateral, ou seja, dos dois ouvidos (Decreto 5296/04).
Para unificar o conceito, a proposta estabelece que deficiência auditiva constitui a perda unilateral ou bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500 hertz, 1.000 hertz, 2.000 hertz e 3.000 hertz.
Na opinião do autor da proposta, Arnaldo Faria de Sá, do PTB de São Paulo, o decreto que define o conceito no Brasil traz uma lacuna ao restringir a deficiência auditiva à perda bilateral. Na justificativa da proposta, ele acrescenta que o entendimento da perda auditiva unilateral como deficiência auditiva irá possibilitar o acesso à reserva de vagas em concursos públicos e na chamada "Lei das Cotas".
Segundo a otorrinolaringologista Camila Campos, os pacientes com surdez unilateral têm dificuldade de se comunicar em ambientes ruidosos e dificuldade de lateralizar o som, mas ela não acredita que isso deixe a pessoa impossibilitada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825