O evento contou com a presença de aproximadamente de 70 pessoas, e foi promovido pela a Amaba e organizado pelo presidente Alan Cunha com a sua diretoria. A finalidade foi criar mecanismos para reverter à extinção da única escola de ensino médio no Açude.
O Deputado Federal pelo o Rio de Janeiro, Alexandre Serfiotis, reeleito na última eleição, esteve presente e durante a sua fala disse que foi traído pelo o governador, Luiz Fernando Pezão (MDB) - preso, que garantiu não fechar a escola.
O deputado Flávio Serafini (PSOL), representante da Comissão de Educação na Alerj, disse que um só decreto fechou duzentas escolas no estado do RJ, o que deixou metade dos jovens sem acesso a educação.
Serafini ainda falou do seu compromisso de continuar lutando pela educação, e principalmente, o não fechamento das escolas. A nossa briga é para não fechar, e depois, lutar pelas que foram fechadas reabrirem, concluiu.
Em 2016, alunos, professores e moradores fizeram uma ocupação numa primeira tentativa do fechamento do prédio. À época os alunos passaram a noite na escola em protesto contra a proposta do encerramento das atividades no CIEP.
A advogada e representante do movimento OAB nas Escolas, Cristina Sindra, disse que buscará por meio jurídico ferramentas para interpelar na justiça ações em favor do funcionamento da escola.
- Pode contar com a gente, independentemente onde estiver, sempre serei moradora do Açude, pois aqui fui criada, educada e me formei, essa briga é nossa, garantiu.
Ainda em sua fala, a magistrada ressaltou que país de primeiro mundo luta pra fechar presídios e manter escolas abertas, já os de terceiro mundo, investem em presídios e fecham escolas, lamentável.
De acordo com Alan Cunha, já foi publicado uma resolução da SEEDUC (Secretara de Estado de Educação), número 5702/2018, que regulamenta o encerramento das atividades da escola Maria de Lourdes Geovanetti - CIEP 403 - no dia 31 de dezembro de 2018.
Alan ainda disse que lamenta o fechamento da unidade escolar e garantiu que lutará até a última força para que isso não aconteça - será um perca imprescindível para a nossa população, desabafou.
0 Comentários