Rádio Acesa FM VR: Vereador José Augusto visita Banco de Olhos de Volta Redonda

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Vereador José Augusto visita Banco de Olhos de Volta Redonda

Parlamentar relembra da Lei de criação da Central de Cadastramento de Doadores de Órgãos que permitiu a construção da unidade, que completa 10 anos

Nesta quinta-feira, dia 13, o Banco de Tecido Ocular de Volta Redonda está completando 10 anos e registra a marca de 1.680 córneas fornecidas para transplante até julho de 2020. O vereador José Augusto de Miranda esteve presente na unidade, que é responsável por 40% dos procedimentos realizados no Estado do Rio de Janeiro, e conversou com a coordenadora do Banco de Olhos, Michele Antoniol Gama.

Durante a visita, o vereador parabenizou a equipe pela dedicação e pelo trabalho de captar tecido ocular em 34 cidades do Sul do Estado. "Tenho a honra de estar no Banco de Olhos, aqui no Hospital São João Batista, gostaria de agradecer a Michele pela oportunidade, porque aqui nós temos histórias. Em 1995, nós criamos uma lei sobre a Central de Cadastramento de Doadores de Órgão de Volta Redonda, e um passo importantíssimo já foi dado, através da criação do Banco de Olhos, porque é um direito do cidadão", disse José Augusto.

Incentivo a doação

O vereador aproveitou a ocasião para, ao lado da coordenadora do Banco de Olhos, de incentivar a doação de córneas."Se você quiser ser um doador, tem que existir uma estrutura para que você possa ser atendido. Esse foi um passo dado em torno da criação desse Banco de Olhos. Temos que parabenizar a Michele e toda sua equipe, por todos os profissionais, pelo trabalho que está sendo feito há 10 anos", finalizou José Augusto.

A coordenadora do Banco de Olhos, Michele Antonio Gama, que está há cinco anos no Banco de Olhos explicou sobre a importância das doações, que precisam ser voluntárias. "Hoje comemoramos 10 anos desse trabalho tão nobre. O Banco de Olhos é o primeiro do Estado do Rio de Janeiro e ele é responsável por 34 municípios da região. Tenho uma equipe de técnicos de enfermagem, especialistas em bancos de olhos, que realizam essas captações de córneas, nos hospitais parceiros. Precisamos que o doador comunique em vida a sua vontade de ser doador, tanto de órgãos quanto de córneas, porque na hora do óbito, quem autoriza essa doação são os familiares", detalhou Michele.

Um doador pode ajudar até quatro pessoas com as duas córneas e a esclera, que é a parte branca do olho. O Banco de Olhos também trabalha com a doação de esclera que influencia nos casos de curativos, de câncer ocular, segundo a coordenadora.

O Banco de Tecido Ocular Pedro Sélmo Thiesen, Banco de Olhos de Volta Redonda, fica no Hospital São João Batista e funciona 24h. Os telefones para possíveis doadores e notificação de óbitos são 0800-022-5742, 3343-3935 e 99974-6595.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825