Com o avanço positivo das perspectivas hidrometeorológicas, não há necessidade, neste momento, de energia adicional para atendimento a ponta. Assim como outras ações adotadas entre 2020 e 2021, em função das condições de escassez, esta também foi uma decisão de gestão. Cabe ainda ressaltar que o ONS e o CMSE continuarão acompanhando as condições de atendimento do Sistema e caso seja necessário, reabriremos as plataformas para recebimento de novas ofertas.
Diferentemente do programa de RVD, utilizado para o horário de ponta e que segue as normas da Portaria MME nº 22/2021, as térmicas continuarão sendo utilizadas, pois fornecem energia firme ao Sistema Interligado Nacional.
O programa de Resposta Voluntária da Demanda, com ofertas aprovadas que totalizaram até 442 MW e 720 MW, respectivamente, se deu em setembro e outubro. Para o mês de novembro, o Operador conta com ofertas de até 454 MW ofertados, aprovados em 29 de outubro pelo CMSE, sendo a efetivação dessas ofertas na operação dependente de avaliação feita diariamente ao longo do mês, conforme a necessidade de ponta do Sistema Interligado Nacional (SIN).
0 Comentários