/>
Dia Mundial Sem Fumo: IECAC oferece tratamento contra o tabagismo

Dia Mundial Sem Fumo: IECAC oferece tratamento contra o tabagismo

Programa contra o Tabagismo realizado no Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (IECAC) inclui acompanhamento psicológico e psiquiátrico
Dia Mundial Sem Fumo: IECAC oferece tratamento contra o tabagismo
Nesta sexta-feira (31/05), o Dia Mundial Sem Fumo, traz reflexões em todo mundo sobre o uso do cigarro e acende a preocupação com os riscos que o ato de fumar traz aos usuários. Uma iniciativa do Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (IECAC) tem ajudado pessoas com o desejo de parar de fumar na cidade do Rio de Janeiro. Com uma média de 10 atendimentos por semana, o Programa contra o Tabagismo da unidade possui atendimento gratuito e aberto à população, mediante agendamento.

Com a utilização de medicamentos que diminuem a sensação de prazer no ato de fumar e o adesivo de nicotina para quem já tenha interrompido o uso de cigarro, o programa oferece acompanhamento psicológico e psiquiátrico durante e após o início do tratamento.

“Atendemos pessoas que estejam decididas em parar de fumar. Aqui, temos atendimento multidisciplinar que oferece a esse usuário todo o suporte necessário durante o tratamento que dura em média dois meses”, destacou o coordenador do programa, Gastão Soares.

Para ser atendido, basta agendar pelo telefone (21) 991206239 e levar no momento do atendimento o Cartão SUS com documento de identificação e comprovante de residência. Os atendimentos acontecem sempre às terças e quintas no IECAC, localizado no bairro do Humaitá, Rio de Janeiro.

Malefícios do cigarro

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 8 milhões de pessoas morrem anualmente em razão do tabagismo em todo mundo. Apenas no estado do Rio de Janeiro, em 2022 foram registradas 3.308 mortes causadas por doenças decorrentes do consumo de tabaco. Em 2023, o número de óbitos com a mesma causa foi de 3.379. E em 2024, há 1.135 registros.

O tabagismo é uma doença que contribui para o desenvolvimento de uma série de tipos de câncer: leucemia mielóide aguda, câncer de bexiga, câncer de pâncreas, câncer de fígado, câncer do colo do útero, câncer de esôfago, câncer de rim e ureter, câncer de laringe (cordas vocais), câncer na cavidade oral (boca), câncer de faringe (pescoço), câncer de estômago, câncer de cólon e reto; câncer de traqueia, brônquios e pulmão.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu