Em Volta Redonda o evento acontece nesta terça-feira, dia 25, no ETEC
CIEP 299 Julio Caruso, na Rua Bartolomeu Bueno da Ribeira, S/N, no
bairro Santo Agostinho
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Seeduc-RJ disponibiliza soluções educacionais voltadas para a melhoria do aprendizado dos estudantes / Foto: divulação |
A subsecretária de Gestão de Ensino da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ), Joilza Rangel, esteve presente nos Encontros Pedagógicos voltados à formação dos professores. "O avanço da educação depende diretamente da formação e do suporte constante aos nossos professores. Esses encontros presenciais são fundamentais para reunir os educadores, permitindo a troca de experiências, a implementação de novas abordagens pedagógicas e o aperfeiçoamento das práticas de ensino, sempre com o objetivo de elevar a qualidade da aprendizagem dos alunos", explica.
Para os docentes de Língua Portuguesa e Matemática que atuam na recomposição das aprendizagens, os Encontros aprofundam as estratégias de ensino e a prática dos recursos pedagógicos disponíveis. Já para os professores do Ensino Médio, a programação inclui uma imersão nas Trilhas Formativas e na estrutura dos itinerários, com foco na personalização do ensino na prática.
Em Volta Redonda o evento acontece nesta terça-feira, dia 25, no ETEC CIEP 299 Julio Caruso, na Rua Bartolomeu Bueno da Ribeira, S/N, no bairro Santo Agostinho.
Projetos
Os Encontros Pedagógicos fazem parte de dois projetos desenvolvidos pela Seeduc-RJ. O primeiro, Educação do Amanhã, é voltado para a recomposição de aprendizagens, oferecendo a estudantes e professores acesso a livros e a uma plataforma digital que amplia as possibilidades de ensino por meio de recursos multimídia interativos.
Já o projeto Trilhas Formativas tem como foco apoiar a comunidade escolar na implementação dos itinerários formativos do Ensino Médio, proporcionando suporte pedagógico e metodológico para uma aprendizagem mais dinâmica e conectada às necessidades dos alunos.
Os livros adotados no Educação do Amanhã contam com uma linguagem acessível e permitem que os professores escolham os conteúdos nos quais os estudantes estão com mais dificuldade, adaptando o ensino às necessidades de cada turma, ajustando ao ritmo da classe. Além disso, foi investido em um repertório literário, garantindo que cada aluno do Ensino Médio receba cinco obras neste ano letivo de 2025. Essa iniciativa não apenas fortalece o letramento e a interpretação de texto, mas também amplia a visão de mundo dos estudantes.
“Entregar livros literários que os alunos podem levar para casa é uma forma de valorizá-los e estimular a construção de uma biblioteca própria. Esse hábito pode envolver toda a família, tornando a leitura uma prática mais presente no dia a dia, oferecendo uma alternativa aos tempos em que os celulares predominam", explica Flavia Costa, superintendente pedagógica da Seeduc-RJ.
Os Encontros Pedagógicos fazem parte de dois projetos desenvolvidos pela Seeduc-RJ. O primeiro, Educação do Amanhã, é voltado para a recomposição de aprendizagens, oferecendo a estudantes e professores acesso a livros e a uma plataforma digital que amplia as possibilidades de ensino por meio de recursos multimídia interativos.
Já o projeto Trilhas Formativas tem como foco apoiar a comunidade escolar na implementação dos itinerários formativos do Ensino Médio, proporcionando suporte pedagógico e metodológico para uma aprendizagem mais dinâmica e conectada às necessidades dos alunos.
Os livros adotados no Educação do Amanhã contam com uma linguagem acessível e permitem que os professores escolham os conteúdos nos quais os estudantes estão com mais dificuldade, adaptando o ensino às necessidades de cada turma, ajustando ao ritmo da classe. Além disso, foi investido em um repertório literário, garantindo que cada aluno do Ensino Médio receba cinco obras neste ano letivo de 2025. Essa iniciativa não apenas fortalece o letramento e a interpretação de texto, mas também amplia a visão de mundo dos estudantes.
“Entregar livros literários que os alunos podem levar para casa é uma forma de valorizá-los e estimular a construção de uma biblioteca própria. Esse hábito pode envolver toda a família, tornando a leitura uma prática mais presente no dia a dia, oferecendo uma alternativa aos tempos em que os celulares predominam", explica Flavia Costa, superintendente pedagógica da Seeduc-RJ.
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Tecnologia
Durante os encontros pedagógicos, os professores estão explorando a plataforma digital e-Rio e descobrindo novas formas de integrá-la ao ensino. Além dos recursos multimídia que complementam os livros, a plataforma oferece orientações didáticas, planos de aula e sugestões de atividades complementares. “Não sou muito tecnológica, mas quero aproveitar mais a tecnologia para enriquecer minhas aulas. Tive boas experiências com as turmas do Ensino Médio e agora quero levar isso para as turmas de reforço. Já utilizava a plataforma, mas, no encontro, percebi que posso explorar muito mais seus recursos”, destacou a professora Vivian Aparecida da Silva, que leciona Português e Literatura.
A e-Rio também oferece o recurso educacional ProfessorIA, uma inovação para a rede de ensino, que utiliza inteligência artificial treinada com os conteúdos das obras adotadas no projeto da Seeduc-RJ. “A interação com a inteligência artificial é um recurso adicional para o aprendizado, alinhada às demandas do mundo contemporâneo. Os docentes continuam como protagonistas no processo de ensino, utilizando essa tecnologia como aliada no dia a dia, o que facilita a personalização dos conteúdos aplicados em sala de aula”, explica Marco Saliba, diretor-executivo do Grupo Eureka, responsável pelas soluções educacionais do projeto Educação do Amanhã.
Nos momentos formativos, os docentes receberam um exemplar da revista pedagógica ProfessorIA, que, em sua primeira edição, trouxe uma reportagem sobre a recomposição das aprendizagens, abordando o Pacto Nacional pela Recomposição de Aprendizagens. A publicação também destacou as Trilhas Formativas do Ensino Médio, que conectam competências e habilidades a temas relevantes do mundo atual em diversas áreas do conhecimento.
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