/>
2 em cada 3 empresários brasileiros não acompanham diariamente o caixa da empresa, revela pesquisa

2 em cada 3 empresários brasileiros não acompanham diariamente o caixa da empresa, revela pesquisa

Levantamento revela as fragilidades dos pequenos negócios do país
2 em cada 3 empresários brasileiros não acompanham diariamente o caixa da empresa, revela pesquisa
Uma pesquisa inédita demonstra que o pequeno empresário brasileiro ainda enfrenta sérios desafios na gestão financeira de seus negócios. O levantamento revela dados que ajudam a compreender o comportamento desse público diante de temas como controle de caixa, capacitação, acesso a crédito e relacionamento com adquirentes.
 
Entre os principais achados, 91% dos empresários afirmam controlar o fluxo de caixa, mas apenas metade faz esse acompanhamento pelo menos uma vez por semana. Apenas 33% realizam o controle diariamente e 9% raramente ou nunca o fazem — o que expõe os negócios a riscos financeiros evitáveis.
 
O estudo também mostra que 27% dos empresários declaram ter pouco ou nenhum conhecimento em gestão financeira, embora 76% se digam confiantes em sua capacidade de administrar o próprio negócio. Essa confiança, no entanto, não se traduz em práticas estruturadas: 21% admitem dificuldade em separar as finanças pessoais das empresariais — ou seja, 1 em cada 5 já utilizou recursos do caixa da empresa para pagar despesas da família, ou o contrário.

No campo do crédito, metade dos empresários recorreu a empréstimos nos últimos 12 meses. O principal motivo foi a necessidade de capital de giro (44%), seguido pela compra de equipamentos (22%) e pelo pagamento de dívidas (19%). Juros altos (48%) e burocracia (14%) aparecem como os principais obstáculos para quem precisa financiar o negócio.
 
Além disso, um terço dos empresários não acessa regularmente os extratos fornecidos pelas credenciadoras de cartão, e 66% recorrem frequentemente à antecipação de recebíveis, o que revela a importância desse tipo de operação para manter o caixa.

O levantamento, realizado pela Cielo, em parceria com a Expertise, aponta ainda que apenas 51% dos entrevistados já fizeram algum curso ou treinamento em gestão financeira, reforçando a lacuna de capacitação no segmento.

“A pesquisa reforçou o que a gente vê no dia a dia do nosso negócio: existe uma oportunidade grande na educação do pequeno empresário. O maior desafio não é apenas ter acesso a crédito ou tecnologia, mas conhecimento para administrar bem o seu empreendimento. Educação é o primeiro passo para profissionalizar a gestão e fazer o negócio crescer de forma sustentável”, afirma Estanislau Bassols, CEO da Cielo.  
 
O levantamento foi realizado entre os dias 12 e 24 de junho de 2025, com 203 gestores de empresas em todo o país.

Tecnologia e inteligência de dados a favor do varejo

Os resultados da pesquisa mostram que, embora a maioria dos empresários se sinta confiante em sua gestão financeira, ainda existem desafios práticos — como o controle diário do caixa, a separação entre finanças pessoais e empresariais e o uso de ferramentas adequadas.

Para apoiar esses empreendedores, a Cielo oferece soluções que combinam tecnologia, inteligência de dados e serviços financeiros integrados. O Cielo Farol, por exemplo, fornece informações estratégicas sobre o comportamento dos clientes e o desempenho do negócio, enquanto o Extrato Cielo, agora com Assistente baseada em inteligência artificial, facilita o acesso a dados de vendas e recebíveis, tornando a gestão mais ágil, segura e eficiente. 

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu