Rádio Acesa FM VR: Governo pode liberar verba para vítimas de desabamento em São Paulo

sexta-feira, 4 de maio de 2018

Governo pode liberar verba para vítimas de desabamento em São Paulo

Foto: Agência Brasil
O presidente Michel Temer disse nesta quarta-feira (2) que o governo federal poderá liberar recursos para a cidade de São Paulo em apoio às vítimas do desabamento do prédio no centro da capital paulista. O presidente não detalhou o valor do repasse nem como seria feita a destinação dos recursos.

Um cadastro da prefeitura, feito no dia 10 de março, aponta que cerca de 400 pessoas sem-teto ocupavam o prédio. O acidente deixou várias famílias desalojadas e os bombeiros ainda buscam por desaparecidos.

A previsão dos bombeiros é de que os trabalhos durem pelo menos uma semana. As famílias desabrigadas estão sendo levadas para um albergue, mas um grupo protesta e está acampado próximo ao local, em frente à igreja Nossa Senhora dos Homens Pretos, no Largo do Paissandu. Os desalojados se recusam a ir para abrigos, já que não se consideram moradores de rua.

O desabamento destruiu 80% da estrutura da Igreja Evangélica Luterana, que tem mais de 100 anos e fica ao lado do local da tragédia. Outros três edifícios da região tiveram que ser desocupados por risco de novos desmoronamentos. O prédio que desabou é de 1968, pertence ao governo federal, mas estava cedido à prefeitura de São Paulo.

Segundo o Ministério do Planejamento, a edificação abrigaria as novas instalações da Secretaria de Educação e Cultura de São Paulo. Responsável por administrar o patrimônio da União, a pasta informou, em nota, que a construção não estava incluída na programação de venda de imóveis da União por causa do processo de cessão.

De acordo com o comunicado, a construção estava ocupada irregularmente ao ser cedida provisoriamente à prefeitura da capital paulista em 2017. Tanto a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) do Ministério do Planejamento como a Secretaria de Habitação da Prefeitura de São Paulo estavam negociando a desocupação e cadastrando os moradores.

A prefeitura anunciou que a Defesa Civil fará vistorias nos 70 prédios ocupados por movimentos de habitação da capital. Apenas na região do desmoronamento, outros oito prédios estão ocupados por famílias sem teto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825