Isso, segundo o conselheiro relator, Aníbal Diniz, ocorre em um momento em que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), indicador que mede a inflação para famílias com rendimento entre um e cinco salários-mínimos, acumula inflação de cerca de 4% nos últimos 12 meses. “Os gastos com serviços de telecomunicações estão pesando menos no bolso do consumidor brasileiro”, afirmou.
O presidente da Anatel, Leonardo de Morais, analisou que a decisão da Agência de revisar os valores das chamadas da telefonia fixa com base no Índice de Serviços de Telecomunicações (IST) e aplicar o fator de produtividade, que faz com que ganhos da concessionária sejam compartilhados com os consumidores por diminuição na tarifa, contribui para que o setor de telecomunicações reduza o impacto inflacionário e contribua com maior estabilidade do Real e manutenção do poder de compra do brasileiro.
A redução das tarifas das chamadas fixo-móvel deve ser aplicada nos próximos dias, após a publicação no Diário Oficial da União.
0 Comentários