Rádio Acesa FM VR: Comunidade Vila Nova apresenta encenação "A Paixão de Cristo"

quinta-feira, 11 de abril de 2019

Comunidade Vila Nova apresenta encenação "A Paixão de Cristo"


A Paróquia Santa Cruz – Vila Nova, por meio da Comunidade Nossa Senhora Aparecida – Vista Alegre, encena “A Paixão de Cristo”, e percorre todos os caminhos da fé que deram um novo rumo à vida de muitas pessoas espalhadas pelo mundo, além de evocar muitas recordações. O espetáculo acontece no dia 19 de abril de 2019, a partir das 7h, no entorno da comunidade.

Realizada durante muitos anos, a encenação sempre visou aproximar as pessoas de Deus. Houve um momento na trajetória da encenação que ela ficou parada e os atores e a produção do espetáculo desanimaram. A encenação vai inovar esse ano após tanto tempo de inércia, mas, não vai deturpar a história original. A intenção da comissão é realizar um espetáculo altamente ecumênico e de diversas classes sociais, demonstrando uma responsabilidade social e humana. A Encenação da Paixão de Cristo é um espetáculo de fé, amor e devoção, que pretender ser celebrado ao ar livre e gratuito, encenado pelas ruas do bairro Vista Alegre em Barra mansa. Abraçando todas as comunidades da Paróquia de Santa Cruz – Vila Nova, buscando ser novamente o maior espetáculo de teatro realizado ao ar livre na paróquia.

Após 15 anos de muita expectativa e desejo ardente de realizar e manter viva uma das maiores tradições da igreja. A Comunidade Nossa Senhora Aparecida – Vista Alegre, pretende retomar a Encenação da Paixão de Cristo no bairro. Uma comissão foi criada para cuidar especialmente de cada detalhe e uma nova identidade visual deu vida, para celebrar a volta da Encenação. São cerca de 12 pessoas na comissão de organização. E muitas outras ainda estarão envolvidas na produção do espetáculo, atores, ensaiadores, produtores, etc, somando um total de cerca de 100 pessoas.

Uma paixão de muitos corações
- Só de me fazerem essa pergunta já me emociono – conta Dona Maria das Graças Carvalho, uma das fundadoras da encenação e responsável por parte da confecção dos figurinos do espetáculo, ao ser perguntada sobre como estão os preparativos – Graças a Deus e ao comprometimento de todos, estamos conseguindo reerguer essa tradição. Não está sendo fácil, mas Deus capacita e dá forças a cada dia. Sou eternamente grata por fazer parte dessa organização.

Dona Graça também lembra detalhes do início do espetáculo – O início foi de muita luta e correria, mas ao final sempre tínhamos o sentimento de dever cumprido. Aos poucos isso foi se perdendo e o desanimo tomou conta de nós. Mas agora com toda essa dedicação tudo mudou e estamos de volta – afirma.

A Assistente de Produção Elma Mariano comemora sua participação num evento deste porte - Administrar as obrigações tem sido um grande desafio, a pré produção é algo trabalhoso e requer uma disciplina para cumprir o que é proposto, outro grande desafio é ter domínio para saber lidar com dificuldades que surgem e reverter para que espetáculo aconteça e todos se sintam felizes. A expectativa é que seja a maior encenação ao ar livre já feita na Semana Santa na Comunidade Nossa Senhora Aparecida – relata.

A ensaiadora Dayana Oliveira, que está sempre perto do elenco que vem de vários lugares da paróquia conta - Reunir todas as outras comunidades da Paróquia e fazer com que o público presente possa se emocionar com a história do homem que apresentou ao mundo o amor e a caridade é formidável – alegra-se.

O texto, adaptado pelo produtor Mathus Silva, que também responde pelos cenários e figurinos, demandou esforço e pesquisa – Remontar este espetáculo é sempre fascinante e emocionante. Estar presente na elaboração nos permite conhecer melhor essa paixão e sua contribuição para a salvação da humanidade, tanto no passado quanto atualmente. Assumir por mais um ano a responsabilidade de produzir um espetáculo como esse, traz força e alegria em saber que mais uma vez vou poder aproximar as pessoas da vida de Jesus, mesmo que por pouco tempo, com a intenção de que partir daí elas se aproximem cada vez mais por si mesmas já tendo aberto o caminho – revela.

O Diácono José Wellington representante da Comissão, tem se dedicado para representar com excelência todos da encenação e cita – Para nós a importância da encenação pode se experenciar no nosso creio, onde Ele nasceu da virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu a mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu ao céu, está sentado a direita de Deus pai todo poderoso, é o mistério pascal que para nós é mais que uma encenação é um projeto de evangelização – garante.

Jesus o personagem principal será protagonizado pelo ator Rodrigo Almeida – Estamos trabalhando nesse espetáculo há alguns meses e para mim é maravilhoso poder reviver um pouquinho do que Ele viveu. Há desafios ao longo do caminho, mas graças Deus, estamos passando com alegria e com muita tranquilidade por eles – declara. Foi muito interessante convidar os atores, ir em busca de alguns outros e sobretudo receber os pedidos dos atores interessados para participar da encenação este ano. Além disso, estamos retomando uma tradição que sempre fez falta para nós da comunidade durante esse tempo que não acontecia – conclui Elson Alexandre assistente de produção de elenco do espetáculo.

A Encenação
A Paixão de Jesus Cristo é um dos ciclos da Sua vida, o último. Nele se inserem todos os episódios que medeiam a Última Ceia e a morte na cruz. O termo "paixão" provém do latim “passio”, que indica sofrimento.

Os Quatro Evangelhos, de Marcos, Lucas, Mateus e João, relatam as provações físicas e morais pelas quais Cristo passou durante a Paixão, sendo destas uma das que se representam mais frequentemente em termos iconográficos o Ecce Homo ("Eis o Homem"), altura em que Cristo é apresentado à multidão flagelado, com uma coroa de espinhos e um ramo na mão e coberto apenas com uma capa vermelha. Estes objetos foram-lhe impostos pelos guardas e torturadores como imitação dos atributos reais, na sequência da afirmação de Jesus de que Ele pertenceria ao reino dos Céus. A prece no jardim de Getsemani, a traição de Judas, o caminho para o Calvário, a crucifixão, o sorteio da capa que cobria Jesus e a Sua morte são outras representações da Paixão muito frequentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825