Autarquia preparou dicas para quem quiser aproveitar os descontos na próxima sexta-feira
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“A Black Friday tem algumas características muito diferentes das outras datas festivas de consumo. No Natal, no Dia dos Pais, das Mães, dos Namorados, você compra um presente para dar a alguém. Na Black Friday, você compra para dar a si próprio, normalmente”, contou Dario Aragão, que é professor de Direito do Consumidor e assessor jurídico do Procon VR .
Pesquisa
Antes de efetuar a compra, é recomendado que a pessoa faça uma lista dos produtos ou serviços que pretende adquirir e defina um limite de gasto. Também é interessante pesquisar em vários sites e se cadastrar naquele que pretende comprar antes da Black Friday, para comparar uma possível variação de preços.
Para compras em comércio eletrônico, procure no site algumas informações básicas sobre a empresa, como CNPJ/CPF, endereços físicos e eletrônicos, telefone, ou seja, informações que permitam contato e localização. Escolha sites seguros e confiáveis, de preferência que possuam o ícone de um cadeado no endereço eletrônico da loja, o que ajuda a evitar transtornos.
“Vale alertar ao consumidor para tomar cuidado com ofertas com preços muito abaixo do mercado. Não existe mágica. Geralmente é golpe”, acrescentou Dario Aragão.
Nota Fiscal
O coordenador do Procon de Volta Redonda, Alexandre Masse, lembra que a emissão da nota fiscal é uma obrigação da loja e orienta os consumidores a exigirem esse documento.
“É uma obrigação também do consumidor solicitar a nota fiscal. É importante que ele guarde todos os registros de compra, como e-mails, códigos de localização e de realização de compra”, frisou Alexandre.
Prazo de entrega e frete
Os consumidores também devem ficar atentos ao prazo e as condições de entrega do produto, além do custo do envio, que algumas vezes não aparece junto ao preço que é exibido.
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O artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor diz que ‘o consumidor pode desistir do contrato, no prazo de sete dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.
“Tem sete dias em regra pra cancelar sem qualquer motivo. Basta não querer. O conselho é que guarde a embalagem do produto, tanto a de fora quando a do próprio fabricante, com manual e tudo. Não concordando em ficar com o produto, o consumidor tem sete dias a partir da entrega ou da compra para fazer a devolução”, explicou Dario Aragão.
Troca
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Outra dica importante é para que o consumidor opte por pagamentos à vista e evite o endividamento, não se deixando levar pelo impulso e adquirindo apenas o que realmente precisa.
“Meu conselho é que o melhor presente que alguém pode se dar é não ficar endividado. Também é importante escolher uma loja que tenha uma melhor política de troca, de preço, de atendimento”, afirmou Dario Aragão.
Em caso de dúvidas ou reclamações, o consumidor poderá procurar o Procon VR na Avenida Paulo de Frontin, nº 349, lojas 10 e 11, bairro Aterrado, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Se preferir, pode fazer sua reclamação online pelo endereço procon.rj.gov.br.





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