Rádio Acesa FM VR: Plataforma de aulas on-line está deficitária em Volta Redonda, segundo professores, pais e alunos

domingo, 28 de junho de 2020

Plataforma de aulas on-line está deficitária em Volta Redonda, segundo professores, pais e alunos

Pais, alunos e professores da rede de educação de Volta Redonda denunciam que a plataforma que oferece aulas on-line está precária e tem preocupado o aprendizado no município. O problema tem dificultado a comunicação entre professor e aluno através de chat.

- "Nossas "aulas" on-line, na plataforma Conect-Edu, não está ocorrendo de forma eficaz. No momento, estamos nos comunicando por chat, o que faz com que não seja possível a explicação da matéria pelo professor, pois não há contato ao vivo. Não ouvimos e nem vemos os nossos professores ou os nossos alunos e foi determinado pela Secretaria de Educação que as aulas seriam apenas via chat, e que este seria um espaço para que, apenas, fossem tiradas dúvidas", disse um dos professores que trabalha em Home Office.

Um grupo de professores ainda alega que está dificultoso saber se o aprendizado está sendo eficaz, porque, quando finalmente é possível entrar na sala não há comunicação entre o professor e o aluno, o chat trava e a aula é interrompida de forma abrupta.

No último dia 16 de junho o prefeito Samuca Silva declarou que a plataforma estava com todos os problemas resolvidos e que as aulas estão ocorrendo de forma plena.

Já os pais disseram que nem todos os alunos têm acesso à internet de forma que possam navegar pelo portal e acessar os conteúdos e comunicar com o professor e receber as explicações das matérias.

"Muitos pais nem se quer tem internet em casa, eles por vezes colocam pacotes que logo acabam os dados e a conexão cai. Outra situação é o dispositivo de acesso, já que muitos alunos têm apenas o aparelho de celular que se torna ainda mais difícil o manuseio quanto ao acesso aos conteúdos, devido o tamanho da tela e espaço na memória", concluiu.

A plataforma foi criada para que os alunos não perdessem o ano letivo durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Lançada em 20 de abril deste ano, o sistema tem sido alvo de diversas reclamações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825