/>
Volta Redonda: 22º GBM tem novo comando

Volta Redonda: 22º GBM tem novo comando

A prioridade do novo comandante é o trabalho de prevenção das ocorrências
Foto: Adriano Martins Radialista
Em cerimônia na manhã desta quinta-feira (19), tomou posse o novo comandante do 22º 22 GBM (Grupamento de Bombeiro Militar), Leonardo da Silva Loiola. O foco dos trabalhos do novo comandante é: as ações de prevenção a incêndio e acidentes, visando a meta em reduzir até 30% as ocorrências registradas pelo os bombeiros. Loiola destacou a volta do Programa Bombeiro Mirim, parado desde o ano passado, onde crianças de várias idades passam por um curso de treinamento com noções de primeiros socorros e formas de evitar acidentes graves.

– As crianças tem uma capacidade de aprender, levam seus conhecimentos para casa e comunidade e se tornam multiplicadores das ações de prevenção a acidentes e incêndios – ressaltou, lembrando que o Projeto Bombeiro Mirim foi interrompido devido a falta de recursos. Para retomar este programa, o coronel do 22º GBM pretende formar parcerias com empresários e poder público.

Foto: Adriano Martins Radialista
Mas os pequenos não serão os únicos a fazerem parte das prioridades do novo comando. Associações de moradores, entre outras entidades, serão convidadas a participar de palestras e oficinas abordando o tema prevenção. Nestes encontros, que devem ocorrer no auditório do 22º GBM, Aterrado, um dos itens a ser trabalhado com a comunidade serão os afogamentos, comuns durante o verão. Além disso, a equipe quer apoio para reduzir as queimadas que também lideram registros de ocorrências dos bombeiros durante o período de seca.

INVESTIMENTOS

O novo comandante substitui o coronel Ari Cavalcanti, que deixa o 22º GBM para ocupar funções administrativas no Rio de Janeiro. Durante sua administração, coronel Ari, ressalta investimentos conquistados pelo 22º GBM facilitando o trabalho da corporação, bem como garantindo agilidade e maior eficiência nas ações de socorro.

Foto: Adriano Martins Radialista
Com o custo de pelo menos R$ 3 milhões, coronel Ari, cita a viatura APM 007, uma Plataforma Mecânica, utilizada nos serviços de salvamento em alturas e combate a incêndio aéreo. Este veículo possibilitou ainda o combate a incêndios em prédios com até 30 metros de altura. Antes da aquisição deste carro, a equipe dos bombeiros, acionava o destacamento de Nova Iguaçu, baixada Fluminense, único nas proximidades, que possui veículo idêntico.

Outro investimento que o antecessor do atual comandante deixa é a implantação do Polo de Assistência Social, um serviço destinado ao acolhimento aos bombeiros. Neste Polo há atendimentos em assistência social e demais ações destinadas a apoiar os profissionais que passam por dificuldades emocionais ou psicológicas. O Polo vai mais além, com noções de administração financeira e economia doméstica, entre outros temas.

Foto: Adriano Martins Radialista
O 22º GBM conta com quase 300 bombeiros que atendem a Região Sul Fluminense. Somente em Volta Redonda estão lotados 87 profissionais, que recebem apoio ainda de outros seis destacamentos: Mendes, Paty do Alferes, Pirai, Barra do Pirai, Vassouras e Miguel Pereira, sendo cada um deles com cerca de 30 bombeiros.

Foto: Adriano Martins Radialista

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu