/>
Equipe do Portal Rádio Acesa FM foi conhecer o projeto 'Tarifa Comercial Zero'

Equipe do Portal Rádio Acesa FM foi conhecer o projeto 'Tarifa Comercial Zero'

Foto: Adriano Martins Radialista


A equipe do Portal e Rádio Acesa FM foi conhecer o ônibus do Projeto 'Tarifa Comercial Zero" em Volta Redonda, RJ. A viagem começou do ponto de partida, no bairro Retiro (na Rua Campos), passando pelo o Aterrado, ponto 2: Avenida Paulo de Frontin (ao lado do Palácio 17 de Julho), Ponto 3: Rua C, na Vila Santa Cecília (atrás do Escritório Central), Ponto 4: Rua Gustavo Lira, no Centro e finalizando o percurso no ponto de partida, bairro Retiro.

Foto: Adriano Martins Radialista
O ônibus é muito confortável com ar condicionado, wifi, carregador de celular e velocímetro exposto ao passageiro, e o melhor, 'Tarifa Zero". Ele beneficia levando o passageiro aos principais centros comerciais da cidade. Uma equipe de monitores acompanham os usuários do serviço no trajeto, orientando os pontos de desembarques, as portas de acesso e descida do veículo, e informando o principal objetivo do projeto - melhorar a mobilidade urbana e dar mais conforto aos passageiros, além de aquecer a economia nos pontos comercias, conforme informou o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, em entrevista no dia da inauguração.

Foto: Adriano Martins Radialista
O horário de circulação é das 8h30 às 18hs com seis pontos de embarque e desembarque, diferentes dos utilizados pelas viações que têm concessão do transporte coletivo no município.

Nos primeiros dias do trajeto, já circulam em média 150 pessoas ao dia, e muitos ainda com interesse de a ideia, e demonstrando a satisfação com a qualidade do serviço de transporte.

“No país, Volta Redonda está sendo o primeiro município que tem um ônibus elétrico para o transporte gratuito.

Foto: Adriano Martins Radialista
Cidade vai ter três ônibus elétricos 

A Prefeitura de Volta Redonda quer adquirir, por meio da modalidade do pregão eletrônico, três ônibus elétricos para atender o ‘Tarifa Comercial Zero’. “No edital, foi exigido que o ônibus seja elétrico e com um mínimo de 20 anos de garantia ao município. Vale lembrar que o custo é muito baixo para a cidade, com manutenção de pneus e energia elétrica.

Foto: Adriano Martins Radialista
O secretário de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU), Wellington Silva, destacou no dia inauguração do projeto que quando chegar os outros dois ônibus elétricos, o tempo de espera dos passageiros nos pontos será dentre 20 e 25 minutos. Hoje o ônibus, para fazer a rota completa, demora pouco mais de uma hora”.

Foto: Adriano Martins Radialista
Autonomia chega a 400 quilômetros 

O percurso do ‘Tarifa Comercial Zero’ tem 12 quilômetros e a autonomia da bateria do ônibus elétrico é de 400 quilômetros. “A previsão é que o veículo faça sete circuitos diários. Isso não gasta nem a metade da bateria do ônibus, totalmente econômico e ecológico”, disse o vice-prefeito, também em entrevista no dia da inauguração. Para instalar os seis pontos de paradas foram necessárias a retirada de apenas 20 vagas de estacionamento. “Isso é muito pouco para o benefício que o projeto traz à população, aos empresários e à mobilidade urbana da cidade”, afirmou.

Foto: Adriano Martins Radialista

Veículo chama atenção nas ruas de Volta Redonda 

Por onde passa, o ônibus chama atenção da população. Muitos fazem fotografias do veículo quando descem e no interior dele.

Horário

O ônibus começa a circular às 8h30, saindo do bairro Retiro. O trajeto completo dura em torno de 1h15. Dessa forma, a cada 1h30 o ônibus sai do ponto localizado no Retiro.

Saídas do bairro Retiro:

- 8h30

- 10h

- 11h30

- 13h

- 14h30

- 16h

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu