Rádio Acesa FM VR: Prefeitura de Barra Mansa estima que mais de mil famílias estejam desalojadas e 400 desabrigdas

segunda-feira, 20 de maio de 2019

Prefeitura de Barra Mansa estima que mais de mil famílias estejam desalojadas e 400 desabrigdas

A Defesa Civil de Barra Mansa contabiliza mais mil famílias desalojadas e mais 400 desabrigadas após a intensa chuva de sábado à noite e madrugada de domingo na cidade, onde transbordou três rios e invadiu residências, destruindo móveis, imóveis, matando animais e os moradores tendo de sair de suas casas.

As equipes da DC prosseguem com a realização de vistorias nos imóveis das áreas mais afetadas visando verificar a necessidade de interdição ou não. Os níveis dos Rios Barra Mansa, Paraíba do Sul, Bocaina e Bananal, de acordo com a Defesa Civil, já estão próximo do normal. Nesta segunda-feira, 20, chegaram equipamentos e maquinários do Inea (Instituto Estadual do Ambiente) para a realização da limpeza dos rios e outras intervenções.


Saúde

A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde Ambiental, está realizando a distribuição de cloro nas seguintes comunidades: São Luis, parte da Boa Sorte, Colônia Santo Antônio, Bocaininha,Santa Maria 2 e Siderlândia. Todos os postos de Saúde estão atualizando a vacinação antitetânica e orientando as pessoas que tiveram contato com as águas das chuvas sobre a leptospirose, doença provocada pela urina de rato.

Assistência Social

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do município, acompanhada de técnicos da Pasta do Governo do Estado, está atuando em três frentes nos bairros Nova Esperança, Siderlândia e Vila Natal. As equipes estão distribuindo alimentos e água nos pontos elencados para atendimento às vítimas das chuvas com almoço e jantar, igrejas também participam dos trabalhos. Também estão sendo distribuídos materiais de limpeza.

A Secretaria de Assistência Social do Estado enviou para Barra Mansa, ainda no domingo, 55 colchões, 45 kits de enchente, contendo cobertor, lençol, fronha e travesseiro. Foram montados pontos de coleta de doações no CESP, próximo à Matriz de São Sebastião, no Centro, e nas igrejas dos bairros Vila Maria, Siderlândia e outros.

O Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) está com 90% de seu efetivo trabalhando nos bairros Nova Esperança, Roselândia, São Luis, Siderlândia e Colônia com a realização de serviços de limpeza e raspagem de terra. A perspectiva é de que a lavagem dessas localidades seja realizada ainda nesta segunda-feira, durante a tarde. Quinze caminhões e quatro retroescavadeiras estão sendo utilizadas na operação. Paralelamente, estão sendo efetuadas a desobstrução de bueiros e coleta de volumosos. A coleta de lixo está normal, mesmo nas áreas atingidas.

Também na operação de limpeza, a Secretaria de Manutenção Urbana está com equipes e máquinas nos bairros: Nova esperança, São Luis, Boa Sorte, Santa Maria II, São Judas Tadeu e Santa Clara.

Já a Secretaria de Desenvolvimento Rural trabalha na retirada de barreira na Estrada de acesso a Cafarnaum, Ataulfo de Paiva e distrito de Rialto.

A Secretaria de Ordem Pública informou que as linhas de ônibus estão circulando sem alterações, exceto as linhas que atendem aos bairros Santa Maria II, Rialto, Colônia Santo Antônio, Perimetral e Vila Ursulino, onde o trânsito teve que ser alterado para a Via Dutra em função de interdição da Estrada Governador Chagas Freitas e de avaliação das condições da ponte situada na localidade pelas Defesas Civil municipal e estadual.

A Guarda Municipal segue no apoio a todas as operações que estão sendo realizadas pela prefeitura nos pontos críticos do município. Equipes da corporação também estão auxiliando na organização do trânsito na Estrada Governador Chagas Freitas, orientando aos motoristas sobre a necessidade de desvio dos veículos pela Rodovia Presidente Dutra, na altura da Bocaininha e acesso pela Vila Ursulino, com monitorando da área diante da previsão da circulação de pelo menos 20 mil pessoas pelo local.

Visita do Governador

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, esteve na tarde deste domingo (19), junto do prefeito Rodrigo Dable percorrendo áreas afetadas avaliando os estragos para realizar os trabalhos de ajuda as vitimas.

Os bairros afetados são: Boa Sorte, Nova Esperança, São Luiz, Piteiras, Bocaininha, Siderlândia, Colônia e Santa Maria II. Também já chegaram relatos de moradores do bairro São Francisco, apontando que alguns moradores perderam tudo.

Na localidade conhecida como Fazendinha, na Bocaininha, uma família ficou ilhada e teve que ser resgatada pelo helicóptero do Corpo de Bombeiros.


A Prefeitura de Barra Mansa continua trabalhando intensamente para amenizar os estragos provocados pelas chuvas. O prefeito Rodrigo Drable, está verificando ‘in loco’ os pontos de risco. Já a vice-prefeita, Fátima Lima, participou logo cedo de reunião com as equipes da Secretaria de Assistência Social do Governo do Estado e do Município e de lá seguiu para Vila Natal, local que sofreu deslizamento de encostas.

O prefeito Rodrigo Drable disse que todas as secretarias estão mobilizadas, no momento, visando à limpeza da cidade e a desobstrução das vias públicas atingidas pela lama. “Esperamos estar com a cidade totalmente limpa em no máximo 10 dias”.

O chefe do Executivo também comentou sobre a visita do governador o Estado do Rio, Wilson Witzel, na tarde deste domingo, 19. “O governador nos acenou com a construção de 400 residências destinadas às famílias que moram em áreas de risco. Essa obra é grande importância para resolver parte da necessidade habitacional de Barra Mansa”, destacou.

A Defesa Civil orienta os moradores cujas residências apresentem rachaduras ou outros problemas para que entrem em contato pelos telefones 199 ou 3028-9370, com a finalidade de realizar vistoria e análise de risco. As chamadas de urgência/emergência também devem ser feitas para os mesmos números.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825