Rádio Acesa FM VR: UBSF do Açude I itensifica sobre o dia "D" da Campanha de Vacinação contra o Sarampo

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

UBSF do Açude I itensifica sobre o dia "D" da Campanha de Vacinação contra o Sarampo

A Unidade Básica do bairro Açude I comunica que a intensificação da campanha do Sarampo continua. A população deve comparecer entre às 8h e 17 horas de segunda a sexta.

A cobertura atende os Açudes 1, 3 e 4, e se estima um grande número de pessoas a serem imunizadas. A unidade comunica também que quem trabalha durante a semana e ainda não conseguiu se proteger terá um dia especifico para fazer a vacina. O dia 'D' acontece no próximo sábado dás 8 as 17 horas.

Os documentos necessários para a criança são os cartões de vacina (obrigatório) e o cartão do SUS.
Já o adulto deverá apresentar o cartão de vacina (opcional) e o cartão do SUS.

O sarampo tinha sido considerado erradicado no país, porém, em 2019 voltou aparecer e tornou ser uma preocupação das autoridades de saúde, pois uma das causas é; a não adesão dos pais ao levarem seus filhos para fazer as vacinas do calendário nacional do Ministério da Saúde.

De acordo com a estudante de enfermagem, e que concluirá a faculdade (curso) no final deste ano, Andreza Mota, um dos fatores que levam a incidência da doença, é que se as crianças não foram vacinadas hoje, quando tornarem adultos estarão desprotegidos. A jovem que prestou vários trabalhos como voluntária a população local informou que:

— "É de suma importância a atenção dos responsáveis, principalmente, para garantir a erradicação da doença, pois ainda a medicina não desenvolveu a cura, além de contagiosa, o Sarampo é causada pelo vírus Measles morbillivirus. Os sinais e sintomas iniciais geralmente incluem febre, muitas vezes superior a 40 ºC, tosse, corrimento nasal e olhos inflamados", afirmou.

A campanha destina-se a faixa etária de 6 meses a 59 anos; os registros das doses aplicadas da vacina contra sarampo deverá ser: intensificação nas faixas etárias de 6 meses a 11 meses e 30 a 59 anos. Já na faixa etária de 1 a 29 anos será rotina.

Para as pessoas a cima de 60 anos deverá ser avaliado condição de saúde (história pregressa de sarampo) e cenário epidemiológico da doença (no município de residência ou que almeja viajar) para essas pessoas a vacina triviral está contra indicada para gestante.

A Vacina Triviral não pode ser aplicada simultaneamente com a vacina da Febre Amarela, ela deverá respeitar o intervalo de 30 dias entre a aplicação das doses da vacina.

Os especialistas da saúde recomendam fazer a vacina triviral do laboratório na Bio Manguinhos, no Rio de Janeiro entre a faixa etária de 6 a 11 meses; já o soro para a faixa etária a partir dos 12 meses; destinar a vacina triviral para crianças a partir de 6 meses até 19 anos e dupla viral para as pessoas na faixa etária de 20 a 49 anos.

Nos casos de paciente com alergia grave a ovo o paciente deve ser encaminhado a Vigilância Epidemiológica, munido da indicação médica para administração da vacina em ambiente hospitalar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825