Medida está sendo realizada por empresa terceirizada contratada pelo DNIT e visa à preparação do local para a realização da obra
As obras são de responsabilidade do DNIT e tem o acompanhamento sistemático da Prefeitura. Já as adequações geométricas (puxamento das linhas), serão executadas pelas concessionárias ferroviárias atuantes no trecho de Barra Mansa.
A readequação tem o objetivo de ordenar o tráfego ferroviário na área urbana do município e melhorar a mobilidade urbana nos pontos de intersecção com a ferrovia. O projeto, de acordo com o DNIT, prevê a adequação de 4,84 quilômetros de corredor ferroviário no perímetro urbano; a adequação, reconstrução, implantação e pavimentação de cerca de 5,7 quilômetros de vias urbanas; a realocação do Pátio de Barra Mansa para a antiga Estação Anísio Brás e a implantação de dispositivos de transposição da faixa ferroviária (para pedestres e veículos mistos) com a finalidade de eliminar as principais passagens em nível com o feixe ferroviário.
Iniciadas em 2010, as obras foram paralisadas em 2014 devido à necessidade de realizar desapropriações e reassentamentos e foram retomadas este ano, através do Programa Nacional de Segurança Ferroviária em Áreas Urbanas – PROSEFER/DNIT.
Com a conclusão do empreendimento, são esperados benefícios diretos como a redução do custo operacional, do custo de transporte, do tempo de viagem e de emissão de poluentes, além de valorização de imóveis e eliminação de custos diversos.
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