/>
Arvores são cortadas para construção de passarela do pátio de manobras em Barra Mansa

Arvores são cortadas para construção de passarela do pátio de manobras em Barra Mansa

Medida está sendo realizada por empresa terceirizada contratada pelo DNIT e visa à preparação do local para a realização da obra
www.radioacesafm.blogspot.com.br

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa autorizou uma terceirizada do DNIT ((Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) a realizar o corte de árvores próximo ao Parque da Cidade Natanael Geremias, no Centro. Os serviços foram iniciados na quarta-feira (6) e visam à preparação do local para a construção de uma das passarelas que integra o conjunto de obras de readequação ferroviária do município, popularmente conhecida como pátio de manobras.

As obras são de responsabilidade do DNIT e tem o acompanhamento sistemático da Prefeitura. Já as adequações geométricas (puxamento das linhas), serão executadas pelas concessionárias ferroviárias atuantes no trecho de Barra Mansa.

 A readequação tem o objetivo de ordenar o tráfego ferroviário na área urbana do município e melhorar a mobilidade urbana nos pontos de intersecção com a ferrovia. O projeto, de acordo com o DNIT, prevê a adequação de 4,84 quilômetros de corredor ferroviário no perímetro urbano; a adequação, reconstrução, implantação e pavimentação de cerca de 5,7 quilômetros de vias urbanas; a realocação do Pátio de Barra Mansa para a antiga Estação Anísio Brás e a implantação de dispositivos de transposição da faixa ferroviária (para pedestres e veículos mistos) com a finalidade de eliminar as principais passagens em nível com o feixe ferroviário.

Iniciadas em 2010, as obras foram paralisadas em 2014 devido à necessidade de realizar desapropriações e reassentamentos e foram retomadas este ano, através do Programa Nacional de Segurança Ferroviária em Áreas Urbanas – PROSEFER/DNIT.

www.radioacesafm.blogspot.com.br
O cronograma de obras prevê, inicialmente, a implantação de canteiros e escritórios administrativos, a conclusão do Galpão no Pátio Anísio Brás, a execução das passarelas da Prefeitura e do Campo do Ferroviário (Isaías Leite), entre outras ações de muros e cercas de proteção para a população. Superada a etapa de desapropriações e reassentamentos, devem ser concluídas algumas contenções para infraestrutura ferroviária e a passarela do Parque da Cidade, entre outros serviços.

Com a conclusão do empreendimento, são esperados benefícios diretos como a redução do custo operacional, do custo de transporte, do tempo de viagem e de emissão de poluentes, além de valorização de imóveis e eliminação de custos diversos.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu