Entre os serviços estão Atendimento Educacional Especializado e também psicologia, psicopedagogia, fonoaudiologia, entre outros
Nesta segunda-feira (1º), o Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (Cemae) de Barra Mansa retornou com os atendimentos nas suas unidades. A paralisação aconteceu devido à pandemia causada pela Covid-19. Atualmente são atendidos aproximadamente 800 alunos da educação especial, matriculados na rede de ensino do município, e também das escolas privadas.
No prédio central do Cemae são realizados atendimentos clínicos, com psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, entre outros profissionais. Já o Centro Educacional Vereador Carlos Campbell é voltado para o atendimento de alunos cegos ou de baixa visão e para a educação precoce de crianças em idade de creche e educação infantil.
Também retornará em breve a Oficina Profissionalizante Didi Coutinho, localizada no Parque da Cidade. O espaço oferece oficinas de artesanato, cozinha, costura, marcenaria e papel e reciclagem para alunos com mais de 17 anos e com deficiência intelectual.
Além dos locais já ofertados, o Cemae tem avançado para a conclusão das obras da Casa Azul, local que atenderá alunos com transtorno do espectro do autismo (TEA). O espaço contará com ambientes para Atendimento Educacional Especializado voltados para o alunado com TEA e seus familiares.
Nas escolas, o Cemae oferece a Sala de Atendimento Educacional Complementar, espaço para alunos do ensino regular com dificuldade de aprendizado, como também o Atendimento Educacional Especializado, serviço voltado para alunos com deficiência.
A coordenadora do Cemae, Sônia Coutinho, falou sobre a importância da retomada dos atendimentos. “Todo o retorno está pautado rigorosamente em cima do que foi pré-estabelecido pelo Comitê Municipal. Estamos atentos na organização dos espaços e dos atendimentos. A volta dos serviços ofertados pelo Cemae é fundamental para as famílias e alunos atendidos, aumentando a aprendizagem e autoestima deles. Muitas vezes eles só têm esses momentos de alegria, das oficinas e eventos. Essa pandemia foi muito prejudicial para os alunos e precisamos oferecer o nosso melhor para eles”.
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