/>
A cada 24h, 62 pessoas se envolveram em algum acidente de trânsito no estado do Rio

A cada 24h, 62 pessoas se envolveram em algum acidente de trânsito no estado do Rio

O número de atropelamentos aumentou em 2023, com 2.754 vítimas.
Levantamento inédito do Instituto de Segurança Pública (ISP) mostra que, em 2023, 22.738 pessoas se envolveram em acidente de trânsito no estado, uma média de 62 pessoas por dia - esse número representa um aumento de 20,9% em relação ao mesmo período de 2022. Dos mais de 22 mil acidentes no ano passado, 1.341 resultaram em morte. A Avenida Brasil lidera com 714 ocorrências, seguida pela Avenida das Américas, com 458, e pela Rodovia Amaral Peixoto, com 352.  A maior parte aconteceu na capital (10.808 registros), seguida por Niterói (1.257) e Duque de Caxias (1.061). Em relação à hora do fato, o período da tarde, entre 12h e 18h, concentra as maiores incidências, exceto quando há vítimas fatais envolvidas; nesses casos, predomina o intervalo entre 18h e 0h.

O número de atropelamentos registrou um aumento de 10,1% no estado, quando comparado com o ano de 2022. A maior parte das ocorrências aconteceram entre 18h e 0h, na Avenida Brasil (84 vítimas).

Desenvolvido inteiramente pelo Instituto, o ISPTrânsito apresenta informações dos delitos de trânsito ocorridos no estado e faz parte do ISPConecta, uma ferramenta que disponibiliza as estatísticas de uma forma mais simples, acessível, padronizada e separada por temas.

- Neste ano, completamos 25 anos de existência e o nosso principal objetivo é simplificar a informação, mas mantendo a qualidade técnica pela qual somos reconhecidos. O painel do ISPTrânsito, que está na nova ferramenta de visualização de dados, o ISPConecta, foi criado com essa finalidade. Essas estatísticas são muito importantes para auxiliar na criação e aprimoramento de políticas públicas estaduais. O painel mostra a importância de iniciativas do Governo do Estado como a Operação Lei Seca e os programas de prevenção do Detran.RJ - explicou a diretora-presidente do Instituto de Segurança Pública, Marcela Ortiz.

Outros dados disponíveis na ferramenta também mostram a imprudência de alguns motoristas no volante. Em 2023, foram 1.108 ocorrências de direção perigosa, um aumento de 58,5% em relação ao ano anterior. Além disso, foram 1.928 autuações por falta de habilitação, 186 por participação de competição não autorizada e 15 por violação da suspensão para dirigir. É importante destacar o grande aumento de adulteração de sinal identificador de veículo automotor, ou adulteração de chassi: 260,9%.

- É importante que esses números estejam sendo divulgados no mês do Maio Amarelo, movimento internacional que estimula a reflexão da sociedade sobre o alto número de mortos e feridos no trânsito. Os dados reforçam o alerta que estamos dando, ao chamar a atenção das pessoas para que mudem seus hábitos no trânsito, seja como condutores, pedestres ou ciclistas. Estamos realizando ações educativas em parceria com muitos outros órgãos. As pessoas precisam se conscientizar de que os veículos, se utilizados de forma incorreta, podem ser uma arma - disse o presidente do Detran.RJ, Glaucio Paz.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu