ACESA: Obras para redução do pó preto pela CSN está em andamento

sábado, 18 de maio de 2024

Obras para redução do pó preto pela CSN está em andamento

As reformas na área da sinterização, iniciadas no ano passado, atingiram a nova fase e serão intensificadas a partir do dia 21, terça-feira, no setor da CSN. A expectativa é que até junho mais mil pessoas sejam contratadas para reforçar este trabalho, que terá a partir de setembro sua reta final. É quando chegarão os equipamentos que vão permitir trocar os precipitadores eletrostáticos, que, na verdade, são os chamados filtros que seguram a emissão do pó preto. 

O prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, e o diretor-executivo de Siderurgia da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Alexandre Lyra, se reuniram nesta sexta-feira, dia 17, no interior da Usina Presidente Vargas. O objetivo foi acompanhar as ações da empresa para reduzir a emissão do chamado “pó preto”, principalmente com a chegada do período de seca. 

Após uma reunião na Diretoria Executiva de Produção, o prefeito fez uma visita aos canteiros de obras montados no interior da usina.

Nesta fase, a CSN vai investir R$ 700 milhões. Essa cifra deve crescer, pois a Aciaria também passará por um amplo processo de reforma e modernização. 

Investimentos em andamento 

Os investimentos por parte da empresa seguem em andamento. A CSN adquiriu em definitivo os 12 canhões de névoa que, inicialmente, foram alugados para atender emergencialmente a usina. O trabalho com equipe de rapel prossegue para limpeza de áreas altas, assim como a aplicação de polímero com 500 mil metros cúbicos por mês nas pilhas; e começará nos próximos dias um teste de limpeza a partir de drones. 

O prefeito também recebeu informações sobre o aumento de pessoal e maquinário para limpeza da usina. Em janeiro, após a primeira vistoria da prefeitura, eram 250 pessoas atuando diretamente na retirada de sujeira nas ruas e estruturas de produção. Agora, em maio, esse efetivo chegou a 380 trabalhadores. 

Em relação ao maquinário usado na limpeza (bobcats, varredeiras, caminhões-pipa, etc.), Lyra explicou que eram 34 em funcionamento em janeiro, chegando a 43 em maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825

Rádio Acesa