Há 112 anos, nascia Juscelino Kubitschek de Oliveira
Apresentação José Carlos Andrade
Ele nasceu em Diamantina, cidade de Minas Gerais.Sua vida política começou em 1940 ao ser nomeado prefeito de Belo Horizonte. Ele se tornou conhecido como o "prefeito furacão" pelas grandes mudanças feitas na cidade. Uma das obras mais importantes foi a construção da Pampulha projetada por Oscar Niemeyer e que se tornou um marco cultural nacional.
Foi deputado federal por duas vezes. Em 1951 foi eleito Governador de Minas Gerais. No ano seguinte criou a Companhia Energética de Minas Gerais, CEMIG, e construiu cinco usinas hidrelétricas.
Por meio de uma aliança política formada por 6 partidos, Juscelino chega a presidência da República em 1955.
A construção de Brasília foi um dos fatos mais marcantes da história de JK e do Brasil e é considerada, por sua arquitetura, uma das maiores obras do século XX.
Juscelino foi eleito senador pelo estado de Goiás em 1962 e desejava concorrer novamente à Presidência da República, nas eleições de três de outubro de 1965. Entretanto, veio o golpe militar em 1964, e Juscelino foi acusado de corrupção, teve os direitos políticos cassados e perdeu o mandato de senador. A partir de então se exila nos Estados Unidos e na Europa.
Passados os 10 anos da cassação de seus direitos Juscelino tenta novamente voltar a vida política.
Para dissuadi-lo, os militares usaram os fantasmas das denúncias de corrupção, buscando desmoralizá-lo politicamente. Os militares ameaçaram levar as investigações adiante caso JK tentasse voltar à cena política.
Juscelino Kubitschek de Oliveira faleceu em 22 de agosto de 1976 num acidente envolvendo o carro em que viajava na rodovia Presidente Dutra. A morte de JK levantou muitas dúvidas, mas, em vinte e dois de abril de 2014 a Comissão Nacional da Verdade concluiu que a morte foi acidental.
0 Comentários