![]() |
Foto: reprodução |
Nesta terça-feira, dia 6 de maio, é celebrado o Dia Mundial da Asma, uma importante data de conscientização sobre a doença, suas causas e formas de prevenção. A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas que pode causar falta de ar (dispneia), chiado na respiração (sibilos), sensação de aperto no peito e tosse.
Adultos e idosos que são portadores de asma precisam ter ainda mais cuidado com a saúde. Estudos mostram que adultos com 60 anos ou mais portadores de asma podem ter até 3,6 vezes mais possibilidade de hospitalizações devido a complicações do VSR.
O Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é muito conhecido por pais de crianças pequenas por ser um dos principais patógenos associados à bronquiolite.1 Mas o VSR também pode ser grave para a população com 60 anos ou mais, principalmente aqueles que possuem condições crônicas de saúde, também chamadas de comorbidades, como a asma, podendo apresentar quadros mais graves da doença, como pneumonia e até o óbito.2 Somente no primeiro semestre do ano de 2024, mais de 45% dos casos reportados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Brasil foram causadas por VSR.3
Segundo Lessandra Michelin (CRM 23494-RS), infectologista e líder médica de vacinas da GSK, o VSR pode ser facilmente confundido com outras infecções respiratórias, como a gripe e a COVID-19. “A maioria dos adultos apresenta uma infecção leve do trato respiratório superior, com sintomas como coriza, tosse, febre, dor de garganta, dor de cabeça e mal-estar. No entanto, alguns podem desenvolver doenças graves do trato respiratório inferior, incluindo pneumonia. Além disso, a infecção pelo VSR pode piorar ou descompensar doenças crônicas pré-existentes, como a asma, e indivíduos com 60 anos ou mais estão em maior risco”, comenta.
A transmissão do VSR acontece por meio de gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro e contato com superfícies contaminadas. A fase contagiosa dura de 3 a 8 dias, mas algumas pessoas, especialmente aquelas com um sistema imunológico enfraquecido, podem transmitir o vírus por até 4 semanas.4,5 “Vale alertar ainda que crianças pequenas são frequentemente expostas e infectadas pelo VSR, principalmente em ambientes como creches, escolas, parquinhos e festinhas, e poderão transmitir o vírus aos adultos que têm convivência próxima, como pais e avós. Pesquisas mostram que crianças em idade escolar são responsáveis por cerca de 54% a 73% das infecções domiciliares”, conta a médica. Por isso, é preciso ter atenção com o VSR em adultos e idosos, principalmente entre os portadores de asma. A Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm) e a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) e outras importantes sociedades médicas brasileiras recomendam a vacinação como uma das principais formas de prevenção contra o VSR.
Além disso, algumas outras medidas podem ajudar a prevenir o contágio e a transmissão, como lavar as mãos frequentemente; evitar tocar no rosto, nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas; cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar; evitar contato próximo com pessoas doentes; limpar e desinfetar superfícies que são tocadas com frequência; e evitar sair de casa quando estiver doente.4
Caso tenha interesse sobre a pauta, temos infectologista à disposição para entrevistas e, além disso, podemos contribuir com releases e informações sobre o VSR.
Lessandra Michelin é médica infectologista, Mestre e Doutora em Biotecnologia, e possui curso avançado de Vacinologia pela Université de Genève. Atualmente é Professora de Doenças Infecciosas na Divisão de Clínica Médica da Universidade de Caxias do Sul (UCS/RS) e Líder Médica de Vacinas na GSK Brasil.
Referências:
- SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNIZAÇÕES. Vírus sincicial respiratório (VSR). Disponível em: <Link>. Acesso em: 11 de fevereiro de 2025.
- CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION. Respiratory Syncytial Virus Infection (RSV). RSV in older Adults. Disponível em: <Link>. Acesso em: 11 de fevereiro de 2025.
- FIOCRUZ. INFOGRIPE. Monitoramento de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) notificados no SIVEP-Gripe - SE-27. Disponível em: <Link>. Acesso em: 11 de fevereiro de 2025.
- CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION. Respiratory Syncytial Virus Infection (RSV). How RSV Spreads. Disponível em: <Link>. Acesso em: 11 de fevereiro de 2025
- CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION. Respiratory Syncytial Virus Infection (RSV). About RSV. Disponível em: <Link>. Acesso em: 11 de fevereiro de 2025
- SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNIZAÇÕES. Pneumologia. Guia de Imunização SBIm/SBPT (2024/2025). Disponível em: <Link>. Acesso em: 11 de fevereiro de 2025
- Branche AR, Saiman L, Walsh EE, et al. Incidence of respiratory syncytial virus infection among hospitalized adults, 2017–2020. ClinInfect Dis. 2022;74(6):1004-1011. doi:10.1093/cid/ciab595
Códigos dos materiais aprovados:
NP-BR-AVU-BRF-250004 - Março/2025
0 Comentários