Mecânica
Aviões serão elétricos enquanto estiverem no aeroporto
Redação do Site Inovação Tecnológica - 25/06/2013
O "avião elétrico" foi demonstrado durante o Show Aéreo de Paris, totalmente controlado pelo piloto.[Imagem: Honeywell]
Mas, quando se trata dos grandes aviões de passageiros, as coisas precisam começar por baixo.
Enquanto não inventam baterias capazes de fazê-los voar, os Airbus A320 receberão motores elétricos em seus trens de pouso.
O objetivo é que os grandes aviões sejam elétricos enquanto estiverem no chão, taxiando ou manobrando nos aeroportos.
Hoje, desde que sai do hangar, o avião aciona suas turbinas, mesmo para se mover lentamente pelo pátio - o que inclui o tempo que eles ficam esperando que os passageiros embarquem e desembarquem.
Isso significa que o avião está gastando o combustível que poderia aumentar sua autonomia, aumentando seus custos operacionais, emitindo poluentes no entorno das cidades e fazendo barulho.
Especialistas afirmam que aviões em rotas domésticas mais curtas, que fazem várias escalas por dia, chegam a gastar quase tanto combustível em solo quanto voando.
Com os motores elétricos, as empresas Honeywell e Safran acreditam poder economizar entre 3% e 4% do combustível gasto hoje pelos grandes aviões - algo em torno de US$200.000 por ano para um A320.
O sistema, chamado EGTS (Electric Green Taxiing System, sistema de taxiamento elétrico verde), é alimentado pelo próprio sistema elétrico do avião, sem exigir modificações na aeronave.
O "avião elétrico" foi demonstrado durante o Show Aéreo de Paris, totalmente controlado pelo piloto.
Outras empresas de equipamentos aeronáuticos anunciaram durante o evento que estão trabalhando em sistemas similares, o que parece mostrar uma tendência firme rumo a aeroportos mais limpos e silenciosos e companhias aéreas com menos perdas financeiras.
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