Rádio Acesa FM VR: Volta Redonda, 30 de Junho de 2014. O DIA HOJE. Dia do caminhoneiro!

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Volta Redonda, 30 de Junho de 2014. O DIA HOJE. Dia do caminhoneiro!

<<>>

Se a vida vem de Deus, por que vamos rejeita-la?



(Adriano Martins - 2014)
========================================================================
Segunda-feira, 30 de Junho de 2014. Estação: Outono. Dia seco.

30 . Dia do Caminhoneiro
30 . Dia do Economista
30 . Inauguração do Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República, Brasília (1958)

Dia do Caminhoneiro é celebrado em três diferentes datas
Se depender do calendário oficial, o caminhoneiro pode se preparar para comemorar três vezes por ano o dia em que sua profissão é reconhecida pela sociedade. Em vez de focar na solução de problemas graves, como fiscalização do excesso de horas ao volante, infraestrutura inadequada, frota envelhecida ou a manutenção de estradas, o Poder Público Federal e Estadual instituiu diferentes datas comemorativas que ainda conflitam com o tradicional 25 de julho.

As datas oficiais

No Brasil, o governo do Estado de São Paulo e a União, sem muitas explicações, definiram datas diferentes para celebrar a profissão de caminhoneiro. Em 30 de dezembro de 1986, o então governador Franco Montoro assinou a Lei 5.487/86, que instituiu 30 de junho como o Dia do Caminhoneiro. Trata-se, portanto, de uma data regional.

Mas, 23 anos depois, o presidente da República em exercício, José Alencar Gomes da Silva, firmou que o dia 16 de setembro tornou-se o Dia Nacional do Caminhoneiro, fato registrado com a publicação da Lei 11.927/09.

A data nacional surgiu do projeto de lei 6.341/02, do deputado Celso Russomanno. Toda categoria profissional tem a sua data comemorativa, quando se festeja com orgulho a profissão que escolheu. No caso dos caminhoneiros, essa data já é comemorada de maneira informal; o que pretendemos é oficializá-la, justificou o parlamentar.

Os caminhoneiros são engrenagens fundamentais no sistema econômico do país, já que grande parte do transporte de carga, especialmente a produção agrícola, é feita pelas rodovias. Pelas estradas brasileiras trafegam cerca de dois milhões de caminhoneiros, que transportam 60% da carga movimentada no Brasil.

Ninguém conhece as estradas do nosso país melhor do que eles. Entretanto, embora muitos tenham uma ideia equivocada da profissão, ser caminhoneiro não é apenas pegar um caminhão e sair dirigindo pelas estradas, cada tipo de caminhão, bem como cada tipo de carga, requer certo tipo de habilidade específica. É essa habilidade que faz toda a diferença no resultado do transporte. Além disso, o caminhoneiro é um profissional que passa muito tempo longe de sua casa e de sua família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825