Rádio Acesa FM VR: Volta Redonda, 08 de Julho de 2014. O DIA HOJE. Terça-feira, Dia do Panificador.

terça-feira, 8 de julho de 2014

Volta Redonda, 08 de Julho de 2014. O DIA HOJE. Terça-feira, Dia do Panificador.

<<>>

O esporte que amamos, não traz, o que nós brasileiros mais precisamos!
Torcer sim, mas conformar com essa realidade, jamais.


(Adriano Martins - 2014)
=========================================================
Terça-feira, 08 de Julho de 2014. Estação: Inverno. Dia nublado.

08 · Dia do Panificador
08 . Dia Mundial da Alergia
08 . Dia Nacional da Cultura e da Ciência
08 . Primeira exibição de cinema no Rio de Janeiro (1896)
08 . Criação, por decreto federal, do imposto sindical (1940)

Dia do Panificador

A panificação é uma atividade muito antiga e, por esse motivo, muito difícil de se precisar onde e como surgiu. Mas alguns historiadores afirmam que os primeiros pães (no início eram mais comparados a bolos) foram assados sobre pedras quentes ou debaixo de cinzas há cerca de 12 mil anos na Mesopotâmia, região na qual hoje se localiza o Iraque. O trigo era triturado e transformado em farinha, que em seguida era misturada com outros ingredientes como ovos, carne moída, mel, tâmaras esmagadas, entre outros, formando uma espécie de bolo que só então eram assados.

Acredita-se que os Egípcios tenham sido os primeiros a usar fornos de barro para o cozimento de pães. Também é atribuído a eles a descoberta do fermento, que logo foi introduzido na receita da massa do pão.

Os gregos trouxeram para a Europa o conhecimento da fabricação de pães por volta de 250 a.C. O pão logo se tornou o principal alimento na Roma Antiga. Era feito em casa, pelas mulheres, e depois passou a ser fabricado em padarias públicas. Nesse momento surgiram os primeiros padeiros. Mas com o início da Idade Média, por volta de  476 d.C., as padarias sumiram das ruas e a produção de pães voltou a ser caseira, e as pessoas inclusive começaram a consumir o pão novamente sem fermento.

No século XVII, a França tornou-se o centro mundial de fabricação de pães, com a introdução de modernos processos de panificação.

No Brasil, foi apenas no século XIX que o pão se popularizou. Antes disso, o brasileiro consumia basicamente a farinha de mandioca e o biju, mesmo que o pão de trigo já fosse conhecido desde a chegada dos colonizadores portugueses. A venda e o consumo de pães só começou a se expandir no país com a chegada dos imigrantes italianos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825