Rádio Acesa FM VR: Dia Nacional do Fusca é marcado por homenagens pelo Brasil

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Dia Nacional do Fusca é marcado por homenagens pelo Brasil

Dia Nacional do Fusca é marcado por homenagens pelo Brasil

Fusca é um dos modelos mais queridos do mundo. Aqui no Brasil, foi fabricado de 1959 a 1986 e depois de 1993 a 1996 em São Paulo

 História no Brasil


Os primeiros Volkswagens Sedan, como era chamado o Fusca, começou a ser  fabricados na Alemanha echegaram ao Brasil em 1950. Pequeno, com motor traseiro refrigerado a ar e um design totalmente diferente do tradicional à época, quando as ruas eram dominadas por grandes sedãs, o carro chamava a atenção por onde passava. Mas sua capacidade de transportar até cinco pessoas, baixo consumo de combustível e resistência mecânica, logo começaram a conquistar compradores. O Volkswagen começou a ser montado no país, com componentes importados, já em 1953.
Início da produção do Fusca no Brasil, em 1959 (Volkswagen/Divulgação)
Início da produção do Fusca no Brasil, em 1959

A produção no Brasil começou em 1959, na primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha, em São Bernardo do Campo, onde seriam feitas mais de 3 milhões de unidades. A história do Fusca no Brasil tem uma particularidade: o retorno da fabricação em 1993, sete anos após sua paralisação, em 1986. A pedido do então presidente da República, Itamar Franco, o carro voltou a ser produzido, em uma versão movida exclusivamente a etanol, e parou de ser fabricado em 1996.

O Fusca foi o carro mais vendido no Brasil por 24 anos consecutivos, marca que foi superada apenas em 2011, por outro modelo Volkswagen: o Gol, que chega agora ao 27º ano de liderança em vendas no mercado nacional.

Internacionalmente, o Fusca continuou a ser fabricado no México – onde é conhecido como "Vocho" – até 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825