Rádio Acesa FM VR: História Hoje: Concerto mundial pela Etiópia completa três décadas

segunda-feira, 13 de julho de 2015

História Hoje: Concerto mundial pela Etiópia completa três décadas

Há 30 anos, eram realizados simultaneamente em vários países do mundo megashows de rock para arrecadar fundos em favor dos famintos da Etiópia, país africano.

Em Londres, na Inglaterra, o Live Aid reuniu uma plateia de aproximadamente 82 mil pessoas. Na Filadélfia, nos Estados Unidos, foram 99 mil pessoas.

Foi uma das maiores transmissões via satélite de televisão de todos os tempos. Os shows de rock foram transmitidos ao vivo pela BBC de Londres para diversos países e alertavam o mundo para a miséria no continente africano.

Estima-se que 1,5 bilhão de espectadores, em mais de 100 países, tenham assistido no dia 13 de julho de 1985 à apresentação do Live Aid, ao vivo. Alguns artistas de rock apresentaram-se também na Austrália, na Rússia e no Japão.

O evento ficou conhecido por contar com grandes artistas de rock, como Paul McCartney, Mick Jagger, Keith Richards, Ronnie Wood, Elton John, Queen, David Bowie, entre outros. A data também coincide com o dia da formação do grupo de rock The Rolling Stones, em 1962.

No Brasil, o 13 de julho passou a ser lembrado como o Dia Mundial do Rock. A data começou a ser celebrada a partir de 1990, quando rádios paulistas passaram a mencionar a homenagem em sua programação.

No entanto, especialistas em música contestam a escolha da data. Eles sugerem outras que seriam mais significativas para a história do rock. Como o 5 de julho, quando em 1954, Elvis Presley gravou That's All Right em ritmo acelerado. Ou, em 9 de fevereiro, quando, em 1964, a banda dos Beatles se apresentou pela primeira vez nos EUA.

Em 2005, 20 anos depois do primeiro evento de rock para chamar a atenção para a fome na África, foi realizada uma nova edição com estrutura maior e shows em mais países. Dessa vez, o Live 8 teve o objetivo de pressionar os líderes do G8 para perdoar a dívida externa dos países mais pobres e erradicar a miséria do mundo.

Nesse dia também, o Grupo de Rock Britânico Pink Floyd se reuniu pela primeira vez depois de 20 anos de separação. Mais uma coincidência que reforça a celebração do Dia Mundial do Rock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825