(Foto: Reprodução)
"O brasileiro se expõe demais na internet", diz diretor da Kaspersky
O brasileiro é despreocupado com a segurança digital
dos seus dados e se expõe de forma exagerada na internet, segundo o
diretor-geral da Kaspersky, Claudio Martinelli. "A gente posta muito no
Facebook e compartilha muita informação que pode ser usada contra nós",
diz durante a conferência de segurança da empresa para a América Latina
que acontece em Los Cabos, no México.
Para quem confia no lema 'só os meus amigos vão ver o que
estou postando', Martinelli faz o alerta: "você não sabe se são todos os
seus amigos ou se o perfil de alguém foi invadido e está sendo usado, e
você não sabe o que e com quem estes amigos vão compartilhar a respeito
do que você informou", observa.
Por isso o executivo recomenda cuidado com a utilização de
redes Wi-Fi públicas em restaurantes, hotéis e aeroportos. "Nada garante
que você está realmente naquela rede", diz ele sobre a possibilidade de
que um ponto de acesso simule a rede local para interceptar as
comunicações trafegadas para roubar senhas, dados, contatos e
credenciais dos usuários. Tudo o que não for criptografado pode cair
nesta armadilha.
O mesmo vale para os pais que gostam de compartilhar
imagens de seus filhos na internet. Para Martinelli, é preciso ficar
atento e evitar a publicação de posts com crianças que possam divulgar
informações pessoais, endereços e até o uniforme da escola, pois estes
dados podem servir como pontos de ataque a criminosos ou usuários mal
intencionados.
Bom senso em primeiro lugar
Para o executivo, nem mesmo o uso de soluções avançadas de
segurança digital pode substituir o bom senso na internet. É, sobretudo,
uma questão relacionada ao comportamento dos usuários e a consciência
dos prejuízos que estes deslizem online podem causar. "Eu posso
identificar que o site é falso e te avisar, mas se você quiser digitar
eu não tenho o que fazer".
Segundo pesquisa da empresa FSecure, 70% dos brasileiros
dizem temer ataques digitais e ter mudado seus hábitos para evitar
ameaças, enquanto 71% se mostram preocupados com a vigilância dos seus
dados. Para o executivo da Kaspersky, porém, a "preocupação com a
privacidade vem em ondas, quando as pessoas tomam ciência de roubo ou de
alguma celebridade que teve suas fotos roubadas".
*O jornalista viajou a convite da Kaspersky
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