Rádio Acesa FM VR: Pico das Agulhas Negras tem previsão de névua domingo e segunda

sexta-feira, 30 de junho de 2017

Pico das Agulhas Negras tem previsão de névua domingo e segunda

Foto: reprodução
A possibilidade de nevar na região do Pico das Agulhas Negras - dentro do Parque Nacional do Itatiaia. A está previsão foi feita pelo Climatempo para a tarde de domingo e madrugada de segunda-feira, dias 2 e 3.

Em razão de uma forte massa de ar polar esperada para este começo de julho, de acordo com os meteorologistas da Climatempo, os ventos frios desta massa polar vão começar a soprar sobre a divisa de São Paulo com Minas Gerais e o Rio de Janeiro durante este sábado, mas o resfriamento mais acentuado deve ocorrer entre o domingo e a terça-feira.

Que faz frio na parte alto do Parque Nacional do Itatiaia não é nenhuma novidade, mas, definitivamente, neve não seria um acontecimento tão esperado na região. No histórico inverno de 1985, a temperatura chegou a cerca de 15 graus negativos, e o branco tingiu as altitudes das Agulhas Negras. Em alguns pontos, a neve fofa chegou a 1 Metro, possibilitando uma brincadeira digna dos Alpes : A construção de bonecos de neve. Em 1988 também nevou, dessa vez, somente na região das agulhas negras, foram 40 Cm de neve.

Em 2000, foram 120 dias no ano com média das mínimas variando entre 1,5ºC a 2,1ºC.  Cerca de 7°C na média anual no ano 2000. 2004, 2005 tiveram 8,4°C e 8,5°C anuais respectivamente. São Joaquim/SC, a cidade mais fria do Brasil, por exemplo, tem uma temperatura média anual de 13°C. Talvez, junto com o Morro da Igreja em SC, é o lugar mais frio do País. Menor temperatura registrada foi de -17°C em 1985.

Durante o inverno, de junho e agosto, a pluviosidade na região do pico das Agulhas Negras diminui, sendo frequente a ocorrência de baixas temperaturas. Em seu ponto culminante, a temperatura do ar pode chegar a -10 °C.

Um comentário:

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825