Rádio Acesa FM VR: Consciência Negra é comemorada em Volta Redonda

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Consciência Negra é comemorada em Volta Redonda

Celebração especial pelo dia simbólico de luta dos negros terá seis dias de atividades
 

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, a Secretaria de Cultura de Volta Redonda, em parceria com o Coletivo Kekerê, está realizando a Semana do Povo Preto. A abertura aconteceu nesta quarta-feira, dia 15 de novembro, no Memorial Zumbi. O evento contou com apresentações de arte, música, dança, além de palestras, gastronomia e momentos de reflexão.

O evento tem início às 15h, todos os dias. Nesta quarta-feira, o público conferiu apresentação de capoeira e da Banda Municipal de Volta Redonda.

Segundo o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, o Memorial Zumbi está sendo mais utilizado neste governo e tende a abrigar cada vez mais eventos. “Neste evento vimos o registro do trabalho de um grupo que busca uma sociedade única, com diálogo e como ferramentas de construção e desenvolvimento. Daí a importância de ter esse memorial em Volta Redonda, que ainda vai abrigar mais eventos deste porte”, disse.

De acordo com o coordenador do Memorial Zumbi, Sid Gomes, um dos objetivos do evento é legitimar o Memorial Zumbi como um espaço de resistência e luta do movimento negro de Volta Redonda. "Esse não é um evento religioso, é um evento cultural. Eu espero que a população venha prestigiar, pois serão dias muito importantes para a nossa cultura", disse, acrescentando que os interessados também podem visitar a exposição permanente, no salão do Memorial Zumbi. "Aqui nós exibimos vídeos sobre cultura afro e filmes ligados à temática do negro", completou.

“Essa é a primeira vez que uma semana inteira é dedicada à Consciência Negra, mas essa é uma questão que deve ser pensada todos os dias do ano. O primeiro dia foi muito produtivo e estamos felizes com a população abraçando o evento”, declarou a secretária municipal de Cultura, Aline Ribeiro.

O feriado foi um atrativo a mais para quem quis participar do evento. “Nesse horário, geralmente, eu estou trabalhando, mas como teve o feriado, eu aproveitei para vir. Um evento gratuito que conta um pouco da nossa história. Vale a pena conferir”, disse a técnica em contabilidade, Yara Eneida.

"Esse evento está trazendo de volta o verdadeiro sentido da existência do negro. É um evento que precisa ser divulgado, a união deve prevalecer. Eu pretendo participar de todos os dias do evento", afirmou a dona de casa Sandra Helena da Costa Santos.

Confira a programação completa da Semana do Povo Preto:


16/11 (QUINTA-FEIRA)

15h – Coletivo Yamidunda

18h – Coletivo Flor de Maio

19h30 – Kenia Maria

20h – Meninos do Batuque

21h – Juliana D Passos


17/11 (SEXTA-FEIRA)

15h – Mameluco Sound Sistem

18h40 – Coletivo Flor de Maio

20h – Banda Ratel



18/11 (SÁBADO)

15h – Rodão de Jongo (Jongo Di Volta, Jongo de Pinheiral e Jongo de Arrozal)

19h30 – Áurea Martins e Flávio Porto



19/11 (DOMINGO)

15h às 21h – 2º Festival de Curimba do Sul Fluminense

(Tio Casemiro, Pai Elcio de Oxalá, Pai Ivo de Carvalho, Thami Coutinho)



20/11 (SEGUNDA-FEIRA)

15h – Desfile Afro – Nambib Pro Models

17h – Grupo Amigos do Gueto

19h – Maryzelia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825