Rádio Acesa FM VR: Rodoviários do Rio mantêm greve geral no dia do réveillon

domingo, 24 de dezembro de 2017

Rodoviários do Rio mantêm greve geral no dia do réveillon

Viatrulebos
Rodoviários da cidade do Rio de Janeiro afirmaram que está mantida a greve geral da categoria para o próximo dia 31, último dia do ano, apesar de o Rio Ônibus, Sindicato da Empresas de ônibus da cidade, informar que vai recorrer à justiça contra o movimento.

A paralisação pode afetar 4 milhões de passageiros na cidade, segundo o Rio Ônibus. E atinge justamente o período do réveillon. Somente em Copacabana, são esperados 2 milhões de pessoas para ver a queima de fogos.

A última audiência no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) terminou sem acordo com as empresas de ônibus. Os rodoviários pedem reajuste de 10% nos salários, aumento da cesta básica para R$ 315 e pagamento de vale- refeição no valor de R$ 20. Eles reclamam ainda da precarização das relações de trabalho e do fechamento de postos, com o encerramento de empresas e a retirada de ônibus de circulação.

De acordo com o Sintraturb, Sindicato dos Motoristas e cobradores de ônibus do Rio de Janeiro, a categoria deve fechar o ano com quase 6 mil desempregados. O secretário do sindicato, Antonio Bustamente, afirmou que a greve da categoria é legal e que a discussão foi levada ao Ministério Público do Trabalho, mas não houve avanço nas negociações.

O Rio Ônibus informou, em nota, que foi comunicado somente esta semana sobre a paralisação e que vai adotar medidas judiciais para impedir o movimento. O sindicato ainda afirma que reconhece como legítimo o direito de greve da categoria, mas que a paralisação do serviço no último dia do ano causaria um grande transtorno à população. E que uma eventual greve também geraria uma sobrecarga na operação de outros meios de transporte.

Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825