/>
UBSF do Açude participa da campanha contra o cancer de colo de útero neste sábado

UBSF do Açude participa da campanha contra o cancer de colo de útero neste sábado

A realização do exame será sem agendamento prévio e a unidade vai funcionar das 8h às 17h
www.radioacesafm.blogspot.com.br
UBSF Açude I/Foto: Google Street View
Com foco na prevenção do câncer de colo de útero, a Unidade Básica de Saúde e de Saúde da Família do bairro Açude estarão abertas neste sábado, dia 07, das 8h às 17h, para a realização de exame preventivo, o Papanicolau. O exame acontece em toda a cidade de Volta Redonda e a meta da Secretaria Municipal de Saúde é atender três mil mulheres neste fim de semana.

A coordenadora da Atenção Básica da secretaria, Anna Carolina Guimarães Braga, avisa que toda mulher deve procurar a unidade mais próxima de sua casa para fazer o exame. “Não é preciso agendamento prévio. O atendimento será feito por ordem de chegada”, afirmou.

Ela alerta ainda que a Unidade Básica de Saúde da Família do bairro Rústico é a única do município que não vai funcionar. “As moradoras do Rústico devem procurar a Unidade Básica de Saúde da 249 para fazer o exame”, informou.

O secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, afirma que o objetivo de abrir as unidades da Atenção Básica no sábado é facilitar o acesso das mulheres que trabalham no decorrer da semana ao exame preventivo. “O diagnóstico precoce e o tratamento são fatores fundamentais para a redução da incidência de óbitos por câncer de útero”, ressaltou.

A campanha de prevenção ao câncer de colo de útero em Volta Redonda é contínua. Durante todo ano, as mulheres podem fazer o exame preventivo nas Unidades Básicas de Saúde de sua referência. “As unidades têm agendas específicas para essas mulheres. E a faixa etária prioritária é de 25 a 64 anos”, acrescentou Alfredo Peixoto. 

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, afirma que realizar ações de prevenção à saúde deve ser uma prioridade da secretaria. “Trabalhar com prevenção é a melhor maneira de cuidar da saúde da população”, disse.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu