Rádio Acesa FM VR: Após denúncia, clube afasta ex-treinador da seleção brasileira de ginástica

terça-feira, 1 de maio de 2018

Após denúncia, clube afasta ex-treinador da seleção brasileira de ginástica

Foto: Comitê Olímpico Brasileiro (COB)
O ex-treinador da seleção brasileira de ginástica Fernando de Carvalho Lopes foi afastado nesta segunda-feira (30) pelo clube paulista Movimento de Expansão Social Católica (Mesc). De acordo com reportagem exibida no domingo (29) pelo Fantástico, da TV Globo, Lopes teria molestado e praticado abusos sexuais contra atletas durante 15 anos.

Por conta da reportagem, o Mesc divulgou nota nesta segunda (30) informando que, pela gravidade das acusações que recaem sobre o treinador, ele não participará de qualquer atividade no clube até a conclusão das investigações sobre o caso.

Segundo a reportagem do "Fantástico", o ex-treinador havia sido afastado da seleção brasileira de ginástica, semanas antes das Olimpíadas. O motivo seria uma denúncia de abuso sexual feita por pais de um dos alunos contra o treinador. Na época, o garoto tinha nove anos de idade. A denúncia levou à abertura de uma investigação pela Polícia Civil e pelo Ministério Público de São Paulo.

Um dos ginastas que denunciou o técnico chegou a dizer que “ficou com uma sensação, na verdade, de que o caso não existia mais, de que isso não ia para frente, de que isso ia acabar ali.” Porém, além deste caso, a reportagem da Globo informou ter localizado 39 vítimas de abusos praticados pelo treinador, em uma apuração que durou quatro meses.

Outros atletas disseram que o técnico aproveitava da sua posição para molestar os jovens e chegava a frequentar o banheiro e tocar as partes íntimas de seus comandados.

Ginastas, que não quiseram se identificar, disseram que não conseguem mais nem assistir a apresentações de ginástica, pois ficam com raiva das lembranças. Um deles disse que “além de cometer abusos de assédio moral, ele também praticou assédio sexual”.

Segundo as denúncias, em algumas situações, Lopes chegou a dormir na mesma cama de alguns dos atletas. O ginasta Petrix Barbosa, campeão pan-americano em 2011, disse que acordou inúmeras vezes com a mão do ex-treinador dentro de sua calça.

Em entrevista concedia por telefone à TV Globo, Lopes negou as acusações. A investigação sobre o caso segue em sigilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825