Rádio Acesa FM VR: Theatro Garcems passa por reformas

quinta-feira, 10 de maio de 2018

Theatro Garcems passa por reformas

O Theatro Garcems está passando por uma grande reforma desde janeiro deste ano para oferecer maior comodidade, modernidade e principalmente promover acessibilidade à população. A reforma ainda não tem data para terminar, mas o intuito é de que as novidades agradem a todo o público.

Segundo o Presidente da Diretoria do Gacemss, Paschoal Possidente, o público vai poder contar com acessibilidade, mais conforto e modernidade.

– O projeto inclui instalação de um elevador, que irá permitir o acesso aos três patamares do Teatro, rampas e banheiros adequados. A parte elétrica será renovada, com material antichamas, teremos mais acessórios de segurança instalados pelo espaço”, contou, salientando que outro detalhe importante será a climatização, que será mais adequada, além da renovação parcial da iluminação. “A parte acústica também está sendo alterada para que a interferência de ruídos externos seja menor. Na parte visual o projeto inclui a ocupação do espaço, com melhor distribuição das novas poltronas e da circulação, teremos um foyer com um café e a bilheteria será reposicionada”, revelou.

Ainda de acordo como o presidente, uma programação especial para a reabertura do teatro está sendo preparada e será um novo espaço cultural na cidade. Durante a reforma, os eventos e espetáculos estão sendo realizando no Teatro Gacemss 2, que tem 117 lugares, e em outros locais, como por exemplo, no Clube dos Funcionários e no Cine Teatro 9 de Abril.

História do Teatro

Foi exatamente no dia 17 de novembro de 1945, numa das salas do Grupo Escolar Trajano de Medeiros (atual Instituto de Educação Professor Manuel Marinho), que um pequeno grupo de pessoas se reuniu para dar forma e existência legal às atividades artísticas que pretendiam desenvolver. Assim fundaram o Gacemss – Grêmio Artístico e Cultural Edmundo de Macedo Soares e Silva.

A ideia da criação do Grêmio surgiu a partir deste pequeno grupo que sonhava em construir em Volta Redonda um teatro. Na década de 40, em plena fase de construção e implantação da CSN, não existia nenhuma atividade de lazer para os operários envolvidos com a obra, daí o interesse da CSN em estimular a criação de clubes e entidades que oferecessem opções de divertimento para os seus funcionários.

O grande apoio da CSN foi concretizado com a venda, a preço simbólico, de um terreno para que o Grêmio pudesse construir a sua sede e o teatro. A obra do teatro de 450 lugares só foi iniciada em 1974. Ainda inacabado, foi inaugurado em 1981 com a apresentação da peça “O jogo das contas de vidros”, sob a direção de Bernardo Mauricio. A conclusão da obra deu-se em 1987.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825