Rádio Acesa FM VR: Volta Redonda quer vacinar mais de 13 mil crianças contra pólio e sarampo

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Volta Redonda quer vacinar mais de 13 mil crianças contra pólio e sarampo

Na primeira semana de campanha no município, foram aplicadas quase duas mil doses contra cada doença; sábado, dia 18, é Dia D de vacinação
Volta Redonda quer vacinar 13,3 mil crianças com idade entre um e quatro anos contra poliomielite e sarampo. Este número é 95% do público alvo do município, calculado em 14 mil crianças. Todas as 44 unidades da Atenção Básica participam da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo que começou na última semana e vai até o dia 31 agosto. As doses estão disponíveis de segunda à sexta-feira, das 8 às 17h. No sábado, dia 18, as unidades estarão abertas neste mesmo horário, exclusivamente para vacinação, pois será o Dia D da Campanha.    

 Na primeira semana de vacinação, Volta Redonda contabilizou 1800 crianças imunizadas contra as duas doenças. O número é considerado baixo pela coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Milene Paula de Souza. “Levamos em consideração os dias chuvosos e de baixas temperaturas na última semana. Esperamos que a volta do sol e o clima mais ameno incentive os pais a levarem seus filhos às unidades de saúde para se vacinarem”, disse.      

Entre os pais que enfrentaram o frio e a chuva para vacinar seus filhos, estava Jamile Paes Silveira de Assis. No primeiro dia da campanha, segunda-feira, dia 06, ela estava na Unidade Básica de Saúde Jardim Paraíba para vacinar a filha Sophia, de um ano e onze meses. “Com saúde não se brinca. Prefiro não arriscar. Ainda que fique com pena, por conta do choro dela”, disse.

De acordo com o secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, a equipe do Programa Saúde da Criança, da SMS, está em contato com a Secretaria de Educação (SME) para que as escolas de educação infantil encaminhem bilhetes sobre a campanha para os pais. “Vamos programar ações de divulgação durante todo mês para garantir que os pais levem seus filhos às unidades de saúde”, afirmou.

Ele lembrou ainda que a descentralização das doses, que estão disponíveis em todas as unidades da Atenção Básica, facilita o acesso à vacina. “Basta procurar a unidade de saúde mais perto de sua residência”, disse.

O objetivo da campanha é ampliar a cobertura vacinal e evitar que doenças já sob controle no país voltem a aparecer. Pois, a vacina contra a pólio e a tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola, são oferecidas na rede pública de saúde pelo Programa Nacional de Imunizações durante todo o ano e estão disponíveis nas unidades de saúde de Volta Redonda.

O prefeito do município, Samuca Silva, afirma que Volta Redonda vai fazer sua parte. “Não vamos medir esforços para garantir a ampliação da cobertura vacinal contra estas duas doenças. O reaparecimento de casos de pólio e sarampo só pode ser evitado com a vacinação em massa. Com campanhas de conscientização vamos sensibilizar os pais a levarem seus filhos para vacinar”, acredita o prefeito.

DIA D – Uma das ações para divulgação da Campanha de Vacinação contra Pólio e Sarampo será realizada em parceria com o Rotary Club. A entidade estará em três unidades de saúde no Dia D de Vacinação, sábado, 18 de agosto. Haverá distribuição de panfletos informativos e carro de som circulando na comunidade. As atividades serão realizadas da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do Roma I; na UBSF do Santa Cruz; e na UBSF Três Poços. A escolha dessas três unidades da Atenção Básica foi por conta do contingente populacional expressivo em relação à faixa etária que compõe o público alvo da campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825