Rádio Acesa FM VR: AMABA: Comunidade resiste fechamento do Ciep 403 no Açude

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

AMABA: Comunidade resiste fechamento do Ciep 403 no Açude

Uma mobilização da Associação de Moradores (Amaba) e um grupo de moradores do bairro Açude, na manhã desta quarta-feira (26), resistiram a retirada da mobilia da Escola Estadual Maria de Lurdes Xavier (Ciep-403), em Volta Redonda, cidade no Sul do Estado do Rio de Janeiro.

O ato se deu após promotores de justiça chegarem na unidade escolar e comunicar que ela seria desocupada. Os manifestantes, liderado pelo o presidente da Associação de Moradores, Alan Cunha, junto o diretor, Wéllison Carlos, se prontificaram que iriam impedir a saída dos bens da escola, pois a ordem de fechamento havia sido revogada.

Um caminhão esteve no local, mas devido a manifestação e o bloqueio dos portões com cadeiras e mesas, ele retornou e foi embora. O caso ainda segue sendo discutido. O fechamento da unidade escolar está previsto para acontecer no próximo dia 31 de dezembro.

Segundo os diretores da associação de moradores, o estado alega que não há demanda suficiente para que as atividade na escola sejam mantidas, apesar da Secretaria de Educação do Estado trancar a abertura das matriculas para aluno se ingressarem para estudar na escola, segundo informou  Wéllison. "Vamos continuar aqui até essa situação se resolver, não vamos desistir, concluiu.

O CIEP vem sendo alvo do fechamento desde de 2016 pela Seeduc. Na época ela voltou atrás após recomendações do MPF/RJ. Naquele momento e Secretaria de Educação disse que as turmas de ensino médio já existentes , que passariam do 2º para o 3º anos, seriam mantidas em atendimento em compromisso assumido perante a comunidade escolar, mantendo-se assim o funcionamento do Ciep. Com isso, mais de 100 alunos efetivaram matrícula na unidade escolar e continuaram a cursar os estudos no mesmo bairro em que residem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825