Rádio Acesa FM VR: Acontece neste sábado (25) o vento em comemoração aos 33 anos do Padre Josimo

sexta-feira, 24 de maio de 2019

Acontece neste sábado (25) o vento em comemoração aos 33 anos do Padre Josimo

“São casas simples, com cadeiras na calçada e na fachada escrito em cima que é um lar (…) Me dá uma inveja dessa gente que vai em frente sem nem ter com quem contar”. Os versos da música “Gente Humilde”, de autoria de Chico Buarque e Vinícius de Moraes, descrevem bem o início do bairro Padre Josimo, em Volta Redonda, que neste final de semana completa 33 anos.

São gente simples, honestas e trabalhadores como a dona Maria de Fátima da Silva, de 61 anos. Chegou em Volta Redonda há trinta anos e encontrou um pedaço de terra que pertencia ao extinto BNH (Banco Nacional de Habitação), em 1986. Era área de posse que cresceu e tornando-se um bairro que hoje tem seis mil pessoas.

“Casei, meu marido veio trabalhar em Volta Redonda e hoje não saio do bairro. Criei meus filhos aqui e os meus netos vem me visitar todos os finais de semana”, conta a senhora mineira de Juiz de Fora. “Trabalhava fora, numa época que não era tão comum, para ajudar o meu marido. Assim, no aperto financeiro, conseguimos criar três filhos”, disse ela, com vergonha, preferiu não posar para foto para esta reportagem.

Maria de Fátima não esconde o principal problema do bairro: criminosos, mas ela pondera: “Claro que há aqueles que seguiram o caminho errado, mas é a minoria”.

Divinéia tornou-se Padre Josimo (foto abaixo), uma homenagem ao um sacerdote que era defensor dos sem-terra e foi morto a mando de fazendeiros em maio de 1986, em Imperatriz (MA).


A festa de aniversário

Padre Josimo cresceu e merece uma festa de bamba e ela acontecerá na manhã deste sábado (25). A festa será na Praça Maria Izabel, na quadra coberta, e contará com a “Caravana da Cidadania”, das 9 às 12 horas.

Serão ofertados serviços gratuitos aos moradores. Entre eles, orientação em nutrição, exame de vista, aferição do colesterol e pressão, campanhas educativas e preventivas. Eles poderão participar de eventos esportivos acompanhados de profissionais cedidos por instituições e voluntários.

O público terá ainda poderá se divertir com jogo de tênis de mesa, dominó, damas, gincanas lúdicas com cama elástica, piscina de bolinhas, apresentações musicais e danças, oficina de artes, exposições fotográficas, artesanato, charges de artista locais, além da dança de rua e jogo de capoeira.

Além de diversas atividades de interação e promoção à cultura, o evento levará à população outros serviços de utilidade pública. Segundo os organizadores, serão agendados e emitidos documentos, confecção de currículos, varal de emprego com vagas disponíveis, atendimento jurídico, consultoria com um arquiteto, corte de cabelo e materiais educativos.

O evento está sendo realizado pelo Instituto de Combate à Vulnerabilidade Social com o apoio de diversas instituições, associação de moradores e comércio.

E com a bênção do Padre Josimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825