/>
DER anuncia a retomada das obras de readequação do pátio de manobra em Barra Mansa (RJ)

DER anuncia a retomada das obras de readequação do pátio de manobra em Barra Mansa (RJ)

Objetivo é retirar manobras de operações ferroviárias do centro da cidade
Foi retomado no início da primeira semana de de fevereiro a execução das obras de readequação da linha férrea e do pátio de manobras de Barra Mansa, no estado do Rio de Janeiro. As obras em Barra Mansa têm como objetivo transferir as manobras de operações ferroviárias do centro da cidade, onde ocasionam transtornos aos cidadãos, para uma área em Anísio Brás, sem prejuízos operacionais para as empresas concessionárias, possibilitando a utilização das áreas centrais pela prefeitura municipal para a execução de intervenções urbanísticas indispensáveis ao desenvolvimento da cidade.

O projeto prevê a adequação de 4,84 quilômetros de corredor ferroviário no perímetro urbano; a adequação, reconstrução, implantação e pavimentação de cerca de 5,7 quilômetros de vias urbanas; a realocação do Pátio de Barra Mansa para a antiga Estação Anísio Brás; e a implantação de dispositivos de transposição da faixa ferroviária (para pedestres e veículos mistos) com o objetivo de eliminar as principais passagens em nível com o feixe ferroviário. As adequações geométricas (puxamento das linhas), serão executadas pelas concessionárias ferroviárias atuantes no trecho de Barra Mansa.

Iniciadas em 2010, as obras foram paralisadas em 2014 devido à necessidade de realizar desapropriações e reassentamentos e estão sendo retomadas agora. As obras foram definidas no âmbito do Programa Nacional de Segurança Ferroviária em Áreas Urbanas – PROSEFER/DNIT.

O cronograma de obras prevê, inicialmente, a implantação de canteiros e escritórios administrativos, a conclusão do Galpão no Pátio Anísio Brás, a execução das passarelas da Prefeitura e do Campo do Ferroviário (Isaías Leite), entre outras ações de muros e cercas de proteção para a população. Superada a etapa de desapropriações e reassentamentos, devem ser concluídas algumas contenções para infraestrutura ferroviária e a passarela do Parque da Cidade, entre outros serviços.

Com a conclusão do empreendimento, são esperados benefícios diretos como a redução do custo operacional, do custo de transporte, do tempo de viagem e de emissão de poluentes, além de valorização de imóveis e eliminação de custos diversos.


Desapropriação


Para que o DNIT pudesse executar as obras, foi necessário desapropriar mais de 40 unidades habitacionais. Muitas foram indenizadas financeiramente e outras 22 famílias serão reassentadas. Atualmente, o DNIT está construindo 17 casas no local denominado "Campo do Ferroviário"; outras cinco casas serão construídas na "Várzea do Quartel"- regiões centrais de Barra Mansa, bem próximas ao local da antiga residência.

Serão aplicados, no projeto como um todo, um total R$ 94 milhões. As seguintes obras já foram executadas: Viaduto Saudade; Passarela da Saudade; Passarela Homero Leite; Passarela José Magalhães; Viaduto ferroviário; Ponte Ferroviária Rio Barra Mansa; Viaduto Saint Gobain e Pátio Anísio Brás​.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu