Objetivo é retirar manobras de operações ferroviárias do centro da cidade
O projeto prevê a adequação de 4,84 quilômetros de corredor ferroviário no perímetro urbano; a adequação, reconstrução, implantação e pavimentação de cerca de 5,7 quilômetros de vias urbanas; a realocação do Pátio de Barra Mansa para a antiga Estação Anísio Brás; e a implantação de dispositivos de transposição da faixa ferroviária (para pedestres e veículos mistos) com o objetivo de eliminar as principais passagens em nível com o feixe ferroviário. As adequações geométricas (puxamento das linhas), serão executadas pelas concessionárias ferroviárias atuantes no trecho de Barra Mansa.
Iniciadas em 2010, as obras foram paralisadas em 2014 devido à necessidade de realizar desapropriações e reassentamentos e estão sendo retomadas agora. As obras foram definidas no âmbito do Programa Nacional de Segurança Ferroviária em Áreas Urbanas – PROSEFER/DNIT.
O cronograma de obras prevê, inicialmente, a implantação de canteiros e escritórios administrativos, a conclusão do Galpão no Pátio Anísio Brás, a execução das passarelas da Prefeitura e do Campo do Ferroviário (Isaías Leite), entre outras ações de muros e cercas de proteção para a população. Superada a etapa de desapropriações e reassentamentos, devem ser concluídas algumas contenções para infraestrutura ferroviária e a passarela do Parque da Cidade, entre outros serviços.
Desapropriação
Para que o DNIT pudesse executar as obras, foi necessário desapropriar mais de 40 unidades habitacionais. Muitas foram indenizadas financeiramente e outras 22 famílias serão reassentadas. Atualmente, o DNIT está construindo 17 casas no local denominado "Campo do Ferroviário"; outras cinco casas serão construídas na "Várzea do Quartel"- regiões centrais de Barra Mansa, bem próximas ao local da antiga residência.
Serão aplicados, no projeto como um todo, um total R$ 94 milhões. As seguintes obras já foram executadas: Viaduto Saudade; Passarela da Saudade; Passarela Homero Leite; Passarela José Magalhães; Viaduto ferroviário; Ponte Ferroviária Rio Barra Mansa; Viaduto Saint Gobain e Pátio Anísio Brás.
0 Comentários