Rádio Acesa FM VR: Aos 81 anos, morre Josemo Corrêa de Mello; empresário e fundador do Grupo Mil

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Aos 81 anos, morre Josemo Corrêa de Mello; empresário e fundador do Grupo Mil

O empresário Josemo Corrêa de Mello, fundador do Grupo Mil, morreu nesta segunda-feira (24) no Rio de Janeiro. O empreendedor tinha 81 anos e estava internado no Hospital Copa Star, na capital fluminense desde o dia 25 de julho, com diagnóstico de covid-19.

Josemo havia comparecido ao Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Três Rios, no dia 24 de julho, com dificuldade respiratória. Após o diagnóstico da doença e uma bateria de exames, a família decidiu transferí-lo para a unidade de saúde carioca.

O Grupo Mil, conjunto de empresas liderado por Josemo, completou, em maio deste ano, 51 anos de fundação. A celebração do aniversário da corporação, que geralmente acontece nas 19 unidades do Supermercado Bramil – empreendimento que deu origem ao grupo – já havia sido adiada em razão da pandemia.

Josemo Corrêa de Mello nasceu em 8 de fevereiro de 1939 em Cuiabá, distrito de Petrópolis, onde o pai, Balthazar, tinha um armazém, que era administrado por sua mãe, Amélia, com a ajuda dos filhos.

De acordo com o livro ‘Josemo – Vida e obra de um empreendedor’, escrito pelo jornalista trirriense José Roberto Padilha a pedido do próprio biografado, o ímpeto para os negócios nasceu após um acidente sofrido pelo empresário. Internado por mais de um ano num hospital depois de ter sido arremessado de cima de um cavalo contra uma pedra e tido uma de suas pernas imprensada, Josemo fez uma promessa de que, se saísse dali, ganharia dinheiro.

Em 1962, ainda jovem, Josemo veio para Três Rios e abriu o Armazém São Sebastião, que ficava no corredor da Rua 7 de Setembro, no centro da cidade. Segundo a biografia escrita em 2015, o mercado funcionava como se fosse um caixote: “Durante o dia ele ficava aberto com os produtos expostos para a clientela e à noite o caixote era fechado”, descreve o livro.

Em 13 de maio de 1969, o empresário inaugurou a Cereais Bramil, juntamente com seus irmãos José Paulino, Maria Célia e Jurandir, e seu primo Odaris. Dois anos depois, era dado outro passo importante: a inauguração da primeira filial, em Areal. Atualmente, os Supermercados Bramil possuem 20 lojas, distribuídas por 13 municípios fluminenses e na cidade mineira de Matias Barbosa.

Além disso, o Grupo Mil trabalha com variedade de mercadorias sob a mesma marca, nacionais e importados, produzidos pelas empresas do grupo ou por indústrias parceiras. Dentros os produtos estão massas, arroz, feijão, farinha de trigo, biscoitos, azeite, café, refrigerantes, água mineral, sorvetes, doce de leite e material de limpeza.

Ao longo de sua trajetória, o empresário Josemo Corrêa de Melo construiu, ainda, um grupo com mais de 15 empresas além do segmento alimentício, que se consolidaram pelo trabalho desenvolvido junto aos irmãos Jurandir e Mário Luiz: indústrias de aço, argamassa, telhas, telas, blocos, ingredientes e fertilizantes, além de usina de asfalto, pedreiras, rede de material de construção, construtoras, transportadora com mais de 200 veículos próprios e distribuidora de pneus.

Projetos sociais

Josemo promovia, através do Grupo Mil, diversos projetos sociais. O Bramil Supermercados, por exemplo, promove e incentiva a coleta correta do óleo de cozinha, evitando a contaminação dos rios. Outra ação social é o ‘Crianças nas Indústrias Mil’, que existe desde 2006 anos, e abre as portas da fábrica de sorvetes e refrigerantes para as escolas nos meses de setembro e outubro. Outro projeto do grupo é a UMS (Unidade Móvel de Saúde) para atendimento clínico e odontológico, uma carreta com serviço periódico nas cidades onde há empresas do grupo. O projeto ‘Crianças nas Indústrias Mil’ promove um tour, às quartas e quintas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde, para 30 alunos e professores, em que é apresentado o processo de fabricação dos produtos.


Homenagem na Câmara

Por todo o seu histórico e pelo que o Bramil Supermercados representa economicamente para Três Rios e toda a região, Josemo Corrêa, junto a seus familiares e amigos, recebeu, em maio dce 2019, uma homenagem do Legislativo trirriense, através do presidente da Câmara de Vereadores, Rogério Camarinho, e de toda a composição da casa, que reverenciaram toda a sua história de vida e trabalho como exemplo para a sociedade trirriense. Recentemente ele estava empenha num projeto da Ong do Trem a realizar o sonho da volta do Trem Rio x Minas.



Biografia

Católico, o petropolitano afirmava que nasceu para trabalhar e gerar emprego, como sempre disse ao longo de sua trajetória de sucesso empresarial. A história de Josemo foi eternizada através da biografia autorizada no livro “Josemo – Vida e obra de um empreendedor”, contada através de 132 páginas escritas pelo jornalista, ex-jogador de futebol e colunista do Entre-Rios Jornal, José Roberto Padilha, com colaboração de mais dois jornalistas, Haydée Silva e Frederico Nogueira, que auxiliaram na fase das entrevistas com Josemo, sua esposa Marlene de Mello, os irmãos Luiza e Marinho de Mello, e os filhos Caio e Juninho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825