Rádio Acesa FM VR: Moradores fecham via para chamar a atenção das autoridades no bairro Açude

sábado, 14 de novembro de 2020

Moradores fecham via para chamar a atenção das autoridades no bairro Açude

www.radioacesafm.blogpot.com.br
Foto: Jorge Martins
Uma manifestação no início da tarde desta sexta-feira (13) fechou a Avenida Professora Glória Roussim Guedes no bairro Açude I, em Volta Redonda, RJ. A ação aconteceu após mais uma tarde e noite de enchente com a intensa chuva de quinta-feira, dia 12.

Por cerca de três horas a via ficou fechada, carros e ônibus ficaram 'presos' no local. Os moradores exigiam que só liberariam a via após a presença de um representante da prefeitura para conversar. Foi o que aconteceu.

A Guarda Municipal esteve no local após meia hora do incio do ato pacífico. Os agentes municipais conduziram de forma ordenada mantendo a ordem. Alguns minutos depois a Polícia Militar também esteve no local e conversou com os manifestantes buscando uma negociação para a liberar a via.

Após quase duas horas do ato-manifesto secretários chegaram ao local para conversar com os moradores. A reportagem da Rádio Acesa acompanhou tudo de perto e pode ouvir os lados envolvidos.

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Secretários conversando com os manifestantes/Foto: Jorge Martins

A sub-secretária de Infraestrutura informou ao grupo saber do problema, mas salientou que a obra para o local depende de uma série de combinação, pois, além do custo ser alto ela dependeria de vários estudos conclusivos para que o problema não fosse transferido de um local para outro.

"Queremos resolver, mas de momento o que podemos fazer é limpar a via e, nos próximos dias enviar uma equipe ao local para fazer a limpeza dos bueiros", afirmou Sandra.

A população ainda revindicou a fiscalização nos pontos de escavação, onde a terra acaba sendo conduzida pela água da chuva até a via do bairro.

Marcos Vinícius Convençal, secretario de Meio Ambiente disse que a fiscalização em construções irregulares é imprescindível para que a secretariaria competente possa agir de forma que venha notificar o proprietário e autua-lo.

www.radioacesafm.blogpsot.com.br
Retirada do bairro após a reivindicação de moradores

No momento da conversa com a população uma retroescavadeira da prefeitura chegou ao local para remover o barro na Rua Olavo Teixeira de Almeida.

Os moradores, por fim, disseram que esperam uma posição das autoridades com medidas que venham atender as necessidades da população. "O problema não é só dos moradores da avenida, mas de todos que precisam de acessa-la para chegar até em suas residências", desabafou Ana Clara, moradora.

O representante da associação de moradores esteve presente e alegou que foram enviados diversos oficios as secretarias para que pudessem atender as demandas do bairro, porém, se sentem frustrados pelos pedidos não serem atendidos.

Da parte dos secretários presentes houve a alegação que por diversas vezes os ofícios não são conclusivos e que chegam às secretarias não competentes para atender a solicitação. 

Em reposta a reportagem, a AMABA emitiu uma nota exaltando a iniciativa dos moradores apoiando a iniciativa-manifesto e rechaça que a situação é um sofrimento pertinente há mais de 40 anos e precisa urgentemente da ação do poder publico.

 

Na íntegra:

 

A AMABA - Associação de moradores e amigos do bairro Açude, através de Wéllisson Carlos - Diretor Administrativo - declara total apoio a qualquer manifestação popular de interesse coletivo. Desde já gostaríamos de parabenizar os moradores que de forma pacífica manifestaram, que bom que tudo ocorreu bem.  

Todos nós sabemos que o bairro Açude sofre a mais de 40 anos com os alagamentos nas ruas do bairro, em especial no bairro Açude I. A condição geográfica é delicada, pois é cercado de morros e toda água da chuva acumula na principal via do bairro.

Existe solução e requer grande investimento, é necessário que seja feito o desvio da água, construção de galerias, reforma e reconstrução de canaletas das encostas dos morros, é um conjunto de obras com grandes investimentos.

A AMABA através da Gestão Açude em Ação incluiu nos últimos 3 anos, através de votação popular no (OP) Orçamento Participativo, as obras como prioridade, infelizmente nada saiu do papel. Os presidentes anteriores também incluíram, mas não aconteceu, inclusive em 2012 uma verba de 5 milhões de reais foi destinada para solucionar o problema das enchentes e, ela simplesmente desapareceu.

O atual prefeito, Samuca Silva, veio até o bairro no mês de setembro de 2019 e gravou um vídeo prometendo a solução, novamente em janeiro de 2020 em uma inauguração no bairro prometeu mais uma vez, mas ficou só na promessa.

No mês de novembro de 2020 começaram  a chegar  manilhas de 1,60 M no bairro, em período eleitoral com uma possível troca de Gestão Municipal e tempo de muita chuva, a AMABA e a população segue sem informações da chegada dessas manilhas no bairro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825