Naides Maria Vicente Rosa da Silva, de 90 anos, moradora do Açude IV por mais de 30 anos, faleceu em casa, na noite desta quarta-fera, dia 25 de novembro.
Capixaba de Alegre, Vó, como era conhecida cariosamente, nasceu em 20 de maio de 1930, e venho para Volta Redonda afim de melhores condições de vida.
Ela chegou para morar no bairro Santa Rita de Cássia, divisa com Barra Mansa, onde ficou cerca de 27 anos, e depois foi para o Açude IV, já viúva e com seis filhos para criar.
Dona Naides passou muitas dificuldades devido ao processo de construção do bairro, que era uma área de pasto, onde pegou um cercado de terra para construir a sua casa, nos anos 80. Na época, sem água, rede de esgoto e energia elétrica ela persistiu em cuidar dos filhos até a fase adulta.
O bairro Açude IV vivia um processo de ocupação e, muitas pessoas vieram em busca de um pedaço de chão para morar. A época houve vários conflitos, tentativa de desocupação com a destruição de barracas e cercados pela polícia e guarda municipal. A primeira ocupação começou em 11 de junho de 1987.
A população resistiu ao longo de meses e conquistou definitivamente a regularização da terra em parceria com o poder publico que ofereceu saneamento básico, construção de ruas e rede para o fornecimento de energia elétrica.
Apesar da violência na localidade, dona Nair resistiu ao tempo e prosperou, viveu até o limite do tempo em que seu corpo resistiu toda sorte de adversidade da vida. Ela deixa cinco filhos, 24 netos, 41 bisnetos e cinco tataranetos.
Dona Nair - segunda da esquerda para a direita |
Em 2019, Nair foi homenageada em 2019 em uma cerimônia da Associação de Moradores, em comemoração aos dois anos de gestão da Chapa 1 - Alan Cunha, em mérito/honra como uma das patriarcas que participaram ativamente na construção do bairro.
De acordo com Alan Cunha - presidente da AMABA, o nome da idosa será contemplado na sub-sede Açude IV, que tem previsão para acontecer ainda este ano.
O velório de Nair acontecerá nesta quinta-feira (26), a partir dás 7:30 na capela mortuária do Aterrado. O sepultamento está previsto para acontecer às 10:30 no cemitério Municipal do Retiro - Bom Jardim.
0 Comentários